Comité Europeu das Regiões rejeita cortes nos investimentos;

Comité Europeu das Regiões rejeita cortes nos investimentos
O Comité Europeu das Regiões (CR) defende a manutenção do financiamento e que não se verifiquem cortes nos investimentos que ajudam a melhorar a vida dos cidadãos nos municípios e nas regiões. “O dinheiro dos contribuintes deve continuar a ser investido nas comunidades locais, já que esse investimento tem vantagens tanto para os contribuintes líquidos como para os beneficiários líquidos do orçamento da UE.”
Reduzir o financiamento da UE para os hospitais e as escolas, os transportes locais, o ambiente, as universidades e as pequenas empresas desapontaria os cidadãos e alimentaria o populismo, na perspetiva do CR. “Na maioria dos Estados-Membros, o financiamento da UE para a coesão, a agricultura e o desenvolvimento rural representa cerca de 50% do total do investimento público. Não é apenas um exemplo de solidariedade europeia, é um impulso ao crescimento económico, à criação de emprego e ao mercado único que beneficia todos”, adianta aquele organismo. Considera que não devem ser os municípios e as regiões a pagar a fatura da saída do Reino Unido da União Europeia.
“A proposta relativa ao Quadro Financeiro Plurianual (QFP) é um golpe duro para a política de coesão, com um corte de 12% em relação ao quadro em curso e taxas de cofinanciamento que continuam a ser inferiores às atuais. Reduzir o apoio ao desenvolvimento regional, nomeadamente através da política de coesão, não aproximará a UE dos seus cidadãos.
27/03/2020
Partilhar
Comentários 0