Matemática financeira;

Matemática financeira
O conteúdo do livro “Matemática financeira – O valor do dinheiro ao longo do tempo”, na sua terceira edição revista e ampliada, versa sobre noções elementares de Matemática Financeira nas suas vertentes teórica e prática. Apresenta-se como um manual de estudo e de suporte em aplicações profissionais, nomeadamente em aspetos relacionados com a prática bancária e seguradora.
Esta nova edição apresenta mais exercícios resolvidos que a edição anterior. Muitos dos exercícios foram sugeridos pelos próprios estudantes, que procuraram esgotar todas as hipóteses possíveis de apresentação de um caso prático. Neste sentido, incluíram-se diferentes perspetivas de apresentação nos enunciados dos exercícios e as diferentes alternativas que podem ser utilizadas na resolução dos mesmos. Reconhecendo que a maior dificuldade na resolução dos casos, não reside no próprio exercício, mas no obstáculo da sua interpretação, foi mantido como método de trabalho, a identificação dos dados que são apresentados, as incógnitas que devem ser descobertas, a seleção da(s) fórmula(s) apropriadas e a sequência do método resolutivo.
Os formulários foram aumentados, muitas vezes incluindo a mesma fórmula com notações diferentes, que por demais evidentes e desnecessárias, mesmo assim, são “apreciadas” pelos alunos. A obra contém 83 figuras, seis gráficos e 11 tabelas, no sentido de permitir uma aprendizagem mais rápida. O autor é António Sarmento Batista, numa edição da Vida Económica e o preço de venda ao público é de 26,91 euros.
27/03/2020
Partilhar
Comentários 0