Empresas podem tirar proveito da inteligência artificial;

SAS realizou encontro sobre “Innovate with Analytics”
Empresas podem tirar proveito da inteligência artificial
O “Innovate With Analytics” - evento que faz parte de um Roadshow internacional intitulado SAS Analytics Roadshow - teve lugar no CCB, em Lisboa, debruçando-se sobre o papel da Analítica para a tomada de decisões estratégicas e na obtenção de vantagens competitivas de negócio. Desde ficar a conhecer o sítio ideal para se viver, passando pelo futebol ao cinema, ficou uma vez mais comprovada a importância e aplicabilidade da Analítica nas mais diversas esferas do nosso quotidiano, cabendo ao SAS democratizar esta ferramenta.

Ricardo Pires Silva, o novo “executive director”do SAS Portugal, começou por nos apresentar o projeto Paradise Found, cujo objetivo consistiu em descobrir o sítio ideal para se viver, através de algoritmos de Machine Learning e Inteligência Artificial: West Perth, na Austrália. Na verdade, nunca antes fora feito um estudo tão completo e exaustivo sobre locais para se viver (foram analisadas mais de 148 mil cidades), sendo que, após uma detalhada análise tendo em conta diversas dimensões como a segurança, educação/carreira, cultura, saúde e custo de vida, foi encontrado o sítio ideal para viver. Realçando Ricardo Pires Silva a mensagem de que “… a missão do SAS passa pela democratização da aplicabilidade da Analítica, da Inteligência Artificial e do Machine Learning às nossas vidas, acrescentando-lhe valor real…”.
Mathias Coopmans, “principal business solution manager” do SAS, demonstrou-nos como as organizações podem tirar proveito da Inteligência Artificial, falando sobre os desafios que temos pela frente (Big Data, Visualization, Time to deploy models, Limited access to data, etc.) e sobre a plataforma SAS, que pela sua diversidade, dimensão e confiança, é a aposta certa numa época em que, parafraseando a Forbes, “Data analytics is no longer a nice option. It`s the core of the enterprise”.
De seguida, vimos a plataforma SAS Viya aplicada ao desporto, mais concretamente ao futebol, com um caso prático apresentado por Antonie Berkel, “project manager” da SciSports. Através da analítica, foi demonstrado como é possível prever e calcular o potencial de cada jogador e o seu valor no mercado, conseguindo-se analisar em tempo real cada movimento em campo.  
João Oliveira, “principal business solutions manager”, Information Management do SAS, falou das soluções SAS para o Edge e o seu potencial; das ferramentas SAS Event Stream Manager e Predictive Asset Maintenance e dos vários setores onde estas tecnologias estão a ser aplicadas.  
A seguir, José Pratas, VP Consulting Services da CGI e Nuno Delgado, “senior consultant”, BI & Analytics Solutions, abordaram a importância da IoT, o seu caráter transversal e como passar do conceito à prática, apresentando um caso de estudo revelador da sua aplicabilidade: no cinema, tendo em conta diversas variáveis como o filme, a sala, etc.
Por fim, Mark Bakker, “data strategist” do SAS, falou-nos da evolução da Inteligência Artificial, o seu impacto nos negócios e não só e, dentro desta matéria, nos fatores diferenciadores do SAS, como o fato de oferecer apoio e suporte a nível global; não se encontrar limitado à Cloud; ter processos orientados; etc.
Este foi mais um evento de sucesso e uma oportunidade única de partilha de insights, experiências e melhores práticas de Analítica. Agora é esperar pela 22ª edição do SAS Fórum Portugal: no dia 29 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa.
Susana Almeida, 16/04/2018
Partilhar
Comentários 0