Fiat 500C Hybrid – a hibridização italiana;

Ensaio
Fiat 500C Hybrid – a hibridização italiana
Kotler, o pai do marketing, refere num dos seus livros (Kotler; Armstrong)  “que os novos produtos não são necessariamente totalmente inovadores. A maior parte da atividade ligada a novos produtos visa a modificação ou aperfeiçoamento de produtos existentes, similares aos produtos dos concorrentes e aquisição de linhas de produtos, envolvendo a incorporação de algo “novo” no produto” e também (Kotler, 2000; Kotler; Keller, 2006) que as empresas que não investirem no desenvolvimento de novos produtos por falta de preparação ou por acreditarem que os seus atuais produtos são suficientes para mantê-las no mercado caorrem um sério risco de colapsar.
Ora, olhando para a Fiat, esta esteve atenta a esta temática. Num momento em que a indústria estava em crise, ela procurou olhar para o seu “baú de produtos” e foi buscar um dos ícones da sua história – o 500. Transformou-o, adaptou-o e modernizou-o. E, como o mercado é hoje muito mais recetivo a produtos que lhe recordam a sua memória, as suas tradições, as histórias dos seus pais, o novo 500 foi sem dúvida um sucesso no mercado.

E tudo iria bem se o mercado fosse linear e não existissem novas regras, novos players, novos concorrentes mas também novas leis. E surge, por força de questões ambientais, a necessidade de baixar emissões em todas as gamas de modelos. Mais uma vez, a Fiat optou por fazer essa aposta. Criação do elétrico 500 (ainda não ensaiado) e do 500 Hybrid (alvo do ensaio). Numa palavra, a Fiat teve novamente de inovar. Caso contrário, o mercado implacável dita as suas regras.

Ora, se o desenho do 500 já era feliz, neste rejuvenescimento ficou ainda melhor. Mais alegre, mais urbano e mais adaptado aos tempos modernos. É certo que o tamanho do modelo é pequeno e potencialmente mais vocacionado para um público jovem. Por isso mesmo a aposta em cores alegres que se estendem ao tablier. No interior, o espaço disponível, bem maior que o modelo original, mas, fruto das suas contidas dimensões exteriores, também se reflete no interior. Marcado por um interior onde a totalidade dos plásticos são rijos, o 500 convence pela solução simples e prática encontrada para introduzir a vertente híbrida no seu modelo para lhe reduzir emissões e consumos. O sistema mild hybrid permite recuperar energia durante as travagens e desacelerações que armazena na bateria e que depois utiliza, quando necessário para ajudar o motor de combustão e em sistemas como o AC e outros sistemas.
O comportamento é previsível e ajustado face à potência disponível. Sendo esta a versão com capota em lona (de bom isolamento acústico), torna-o ainda mais especial.

Em resumo, a Fiat soube, como o pai do marketing refere, recriar um produto já existente no seu passado e criar algo de novo e diferenciador. Por exemplo, outra das apostas foi no interior.

Inovações a salientar

Bancos com  fibra Seaqual que utiliza plástico reciclado retirado dos oceanos,  
Desinfeção do habitáculo
“O pack que estará disponível para toda a Fiat consiste em três dispositivos selecionados pela Mopar – a marca do Grupo FCA dedicada à assistência, às peças de substituição e ao apoio ao cliente para veículos FCA – que, quando combinados, ajudam a desinfetar o habitáculo e com um custo de 300 euros.
“O pack D-Fence da Mopar é constituído por um filtro de habitáculo de elevadas performances, um purificador de ar e uma lâmpada de UV, para desinfetar o interior da viatura em 3 passos: melhorando a qualidade do ar ambiente, purificando o ar que já está dentro do habitáculo e eliminando até 99% das bactérias.
Passo 1 – O filtro de habitáculo de elevadas performances depura o ar antes da sua entrada no habitáculo, atuando como uma “fronteira” entre o exterior e o interior. Localizado entre a entrada de ar e o habitáculo, o filtro retém material particulado e 100% de alérgenos do ar ambiente.
Passo 2 – O purificador de ar trabalha dentro do habitáculo, depurando o ar já presente através de um filtro HEPA para remover micropartículas como pólen e bactérias. Também pode ser retirado e utilizado em casa.
Passo 3 – A lâmpada de UV elimina até 99% das bactérias presentes nas superfícies da viatura. A luz UV ajuda a desinfetar todas as superfícies em que tocamos mais frequentemente, como o volante, a alavanca de velocidades e os bancos.”

Fonte: Stellantis
p.s. um esclarecimento sobre o filtro HEPA: filtro utilizado em hospitais, automóveis e indústria aeronáutica que retém mais de 99,9% de vírus e bactérias presentes no ar e é capaz de reter partículas até 0,01 mícron de diâmetro. O coronavírus tem entre 0,06 e 0,14 mícrons (fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/07/18/coronavirus-e-aviao-risco-so-e-alto-para-quem-esta-proximo-de-infectado.htm)

 

Jorge Farromba (jorgefarromba@gmail.com), 07/04/2021
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