Hertz declara falência nos EUA e Canadá;

Rent-a-car
Hertz declara falência nos EUA e Canadá
A rent-a-car Hertz, pioneira no setor, está a passar por dificuldades devido ao impacto da pandemia na operação e entregou, na sexta-feira (dia 22), um pedido de proteção contra credores que abrange os negócios nos Estados Unidos e no Canadá. Isto significa que as restantes regiões operacionais da empresa, principalmente Europa, Austrália e Nova Zelândia, são, pelo menos nesta fase, poupadas.
O pedido de proteção contra credores para os negócios nos Estados Unidos e Canadá foi apresentado pelo grupo Hertz ao tribunal de insolvências de Delaware ao abrigo do capítulo 11. Trata-se um mecanismo legal que permite às empresas ganharem tempo para reorganizarem as operações em períodos de dificuldades, tentando manter-se no mercado. Isto significa, portanto, que, para já, a rent-a-car se mantém em atividade mesmo naqueles dois mercados da América do Norte.

“O impacto da Covid-19 na procura de viagens foi repentina e dramático, causando um declínio abrupto da receita da empresa e em reservas futuras. A Hertz tomou ações imediatas para dar prioridade à saúde e segurança de funcionários e clientes, eliminar todos os gastos não essenciais e preservar a liquidez. No entanto, permanece a incerteza sobre quando as receitas regressarão  e quando o mercado de automóveis usados será totalmente reaberto para as vendas, o que levou à ação de hoje [sexta-feira]. A reorganização financeira fornecerá à Hertz um caminho para uma estrutura financeira mais robusta que posicione melhor a empresa para o futuro, pois esta navega pelo que poderá ser um processo demorado de recuperação do sector do turismo e de toda a economia global”, refere o comunicado da rent-a-car fundada em 1918, nos Estados Unidos. Entre as medidas já tomadas está o layoff ou despedimento de 20 mil trabalhadores, cerca 50% da sua força de trabalho global.

Resultados positivos em 2019

“A Hertz tem mais de um século de liderança no setor e entrámos em 2020 com forte embalo de receita e lucro”, disse o presidente e CEO da Hertz, Paul Stone. “Com a severidade do impacto da Covid-19 nos nossos negócios e a incerteza de quando as viagens e a economia recuperarão, precisamos tomar de outras medidas para enfrentar uma recuperação potencialmente prolongada. As ações de hoje [sexta-feira] protegerão o valor dos negócios, permitirão para continuarmos as nossas operações e servir nossos clientes, e fornecer tempo para estabelecer uma nova base financeira mais forte para avançar com sucesso na pandemia e posicionarmo-nos melhor no futuro. Os nossos clientes fiéis tornaram-nos numa dos mais marcas icónicas do mundo e estamos ansiosos para servi-los agora e em futuras viagens”, disse.
Aquiles Pinto, 25/05/2020
Partilhar
Comentários 0