Igualdade de género nas empresas por uma sociedade inclusiva;

Igualdade de género nas empresas por uma sociedade inclusiva
Rebeca Ávila, Diretora de Responsabilidade Social Corporativa Accor Europa do Sul (França, Espanha, Portugal, Itália e Grécia)

As disparidades entre homens e mulheres em contexto laboral têm vindo a diminuir nas últimas décadas. Ainda assim,apesar de cada vez mais empresas se comprometerem com a promoção da igualdade de género, continuam a verificar-se diferenças significativas no acesso das mulheres a cargos de responsabilidade e na remuneração. Em Portugal, segundo o Barómetro das Diferenças Remuneratórias entre Mulheres e Homens, publicado em 2020, a remuneração média mensal base das mulheres é 14,4% inferior à dos homens, mesmo num país com forte aposta em políticas de igualdade de género nos últimos anos.

 

 

 

 

A promoção de uma sociedade mais inclusiva é um dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que sucedem aos Objetivos do Milénio, alargando os desafios que devem ser abordados para erradicar a pobreza e abarcar um vasto leque de tópicos interrelacionados, nas dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável. A promoção da igualdade de género na sociedade, e em particular nas empresas, terá um forte contributo na concretização desses objetivos.
 
No Grupo Accorpodemos demonstrar com dados e factos que estamos a contribuir para os ODS através da promoção da igualdade de género no contexto empresarial. Há dez anos, Accor começou a trabalhar para a igualdade, quando se verificou que havia uma paridade real de 50% em número de colaboradores, uma percentagem que caiu para 17% quando se analisou o número de mulheres em cargos de responsabilidade, tais como diretoras de hotel, diretoras de operações ou diretoras de país. Assim, foi estabelecido o objetivo de acompanhar as mulheres no seu caminho até cargos de responsabilidade, dando-lhes a confiança e, sobretudo, os recursos necessários para desenvolverem o seu potencial. O Grupo avançou com uma ideia clara de que para alcançar resultados era necessário estabelecer objetivos, traduzidos em KPIs e acompanhados por um plano de ação, pois sem objetivos bem definidos não há resultados. Por isso, começámos com um objetivo global específico de atingir 35% de mulheres em cargos de direção de hotéis até 2015. Hoje, estamos felizes por partilhar que atingimos essa meta, já tendo 41% de Diretoras de Hotéis em algumas regiões do Grupo, tais como a Europa do Sul, onde se inclui Portugal.

Para Accor, a diversidade é um poderoso motor da inteligência coletiva e é importante envolver homens e mulheres e os managers ao mais alto nível, para dar o exemplo. Promover a diversidade de género e a inclusão é um dever de todas e de todos, sem distinção. Como empresa internacional, presente em mais de 100 países, a diversidade faz parte do nosso ADN. 
 
Para fortalecer o compromisso com a promoção da igualdade de género, Accor criou RiiSE em 2018, uma rede pela diversidade, aberta tanto a mulheres como a homens epresente nos cinco continentes, mobilizando fortemente as comunidades regionais. RiiSEassenta em dois pilares principais: o primeiro é o empoderamento das mulheres, promovendo o talento feminino em posições de responsabilidade; o segundo é a luta contra a violência, combatendo todas as formas de discriminação.
 
A rede RiiSE já conta com mais de 26 mil membros (50% mulheres, 50% homens), convictos da importância de estabelecer objetivos continuamente. Por essa razão, e em plena criseda COVID-19, onde sabemos que as mulheres estão a sofrer e sofrerão mais extensivamente as consequências da pandemia, decidimos expandir os objetivos para uma maior representação das mulheresem órgãos de direção da empresa, com percentagens que vão até 40%-45% nos comités de direção e conselhos de administração até 2025. Para isso, definimosKPIs específicos, planos de ação e ferramentas de controlo quantitativo e qualitativo.São objetivos ambiciosos, mas trabalhamos nesse sentido com a convicção de que os objetivos sem planeamento permanecem apenas desejos.
Rebeca Ávila, Diretora de Responsabilidade Social Corporativa Accor Europa do Sul , 08/03/2021
Partilhar
Comentários 0