O governo do ecossistema da Empresa Familiar ;

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES
O governo do ecossistema da Empresa Familiar
Roadmap Empresas Familiares
Uma organização é um ecossistema que envolve muitas partes interessadas (stakeholders). No caso específico da empresa familiar, este ecossistema inclui a família empresária: elemento distintivo e diferenciador.
O estudo efetuada pela Universidade do Minho, com a colaboração da AEP, Roadmap para as Empresas Familiares – Mapeamento, Profissionalização e Inovação, vai ser apresentado no próximo dia 19 de setembro, num seminário internacional a realizar em Guimarães.
O evento integra uma conferência subordinada ao tema “Gobernanza de La Empresa Familiar”, apresentada pelo professor Manuel Bermejo da IE Busines School de Madrid, que abordará temas como:
  • os desafios das empresas familiares pelas suas singularidades: mistura de papéis (empregado, gestor e familiar) e conflitos de interesses, problemas de comunicação, confusão entre o que é empresa e família; 
  • os desafios externos das famílias empresárias: digitalização, globalização, encurtamento dos ciclos de negócio, novos paradigmas, os novos e distintos conceitos de família;
  • o governo do ecossistema Empresa e Família: organização, sucessão, a empresa familiar 4.0.
De uma forma simplista e redutora, o sistema de governo do ecossistema deve clarificar os papéis de cada interviente e sua interligação, em especial quanto à definição:
  • da visão estratégica da família (Assembleia de Família) e da empresa (Assembleia de Sócios); 
  • dos planos estratégicos e de ação para a coesão da família (Conselho de Família) e desenvolvimento do negócio (Conselho de Administração); 
  • da supervisão dos resultados gerados e redefinição de ações ou ajustes aos planos estratégicos. 
De uma forma muito mais detalhada, a temática será o centro da apresentação seguida debate, pelo que merece a participação de todos quantos se integram ou estão relacionados com as empresas familiares.
 
Manuel Bermejo é filho e neto de empresários, tendo desde sempre vivido em ambientes de negócios familiares e assumido cargos de direção em empresas de diversos setores.
No âmbito académico, desde 1992 que que é professor na IE Business School, nas áreas de empresas familiares, governo, empreendedorismo, capital de risco e franchising, sendo Diretor-geral dos programas de Empresas Familiares na Unidade de Educação Executiva.
É considerado um dos maiores especialistas em empreendedorismo e negócios familiares, tendo nas duas últimas décadas colaborado com numerosas empresas familiares.
É presidente da Family Advisoy Board e um dos principais investigadores e professores na área de governo de empresas.


António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
@empresasfamiliaresdesucesso
 
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
http://www.efconsulting.pt
 
 
 
Partilhar
Comentários 0