Perceção dos passageiros reforça escolha do aeroporto do Porto;

Perceção dos passageiros reforça escolha do aeroporto do Porto
O aeroporto do Porto foi eleito o melhor da Europa na categoria de cinco a 15 milhões de passageiros pelo Airports Council International, de acordo com o anunciado esta segunda-feira pela gestora aeroportuária ANA – Aeroportos de Portugal. O galardão surge no âmbito do estudo Airport Service Quality (ASQ), programa líder mundial em ‘benchmarking’ na Avaliação da Satisfação dos Passageiros – 2016 ASQ Awards.
Os resultados deste estudo têm por base questionários preenchidos pelos passageiros transmitindo a sua opinião em 34 indicadores, nomeadamente relativos aos serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, aos tempos de espera, à cortesia dos funcionários, à limpeza das instalações e ao conforto.
Mas qual o peso dos diferentes critérios destes serviços na distinção? Segundo Ricardo Gonçalves Cerqueira, diretor-geral da Euromex Facility Services, empresa que assegura a higiene e limpeza da infraestrutura, este último critério “é absolutamente determinante na perceção que o passageiro tem sobre o estado geral do aeroporto”.
A operação de limpeza “quer-se discreta – não deve/pode incomodar o utilizador do aeroporto nem pode transtornar os diversos fluxos de mercadorias e de passageiros que ali decorrem diariamente” e “eficiente quanto aos métodos, técnicas e equipamentos mecânicos sujeitos a utilização e quanto aos seus fins”, afirmou à VE.
Os parâmetros avaliados na rubrica higiene e limpeza “destacam-se pela pontuação elevada, sendo que as mesmas se mantêm praticamente inalteradas, ou com variações mínimas, nos últimos dois anos”, resume.
Recorde-se que o aeroporto Francisco Sá Carneiro classificou-se consecutivamente nos três primeiros lugares deste estudo, tendo obtido o primeiro lugar em 2007, tendo voltado a ser premiado em 2013, 2014 e 2015 com o terceiro lugar, posição que agora renova, sendo que este ano se sagrou ainda vencedor na categoria dos cinco aos 15 milhões de passageiros por ano, na Europa.
O Airports Council International (ACI) é a única associação profissional mundial de operadores de aeroportos, representando mais de 500 aeroportos de 45 países, responsáveis por mais 90% do tráfego aéreo comercial na Europa e pela movimentação de mais de 1,9 mil milhões de passageiros anualmente.

Marc Barros (marcbarros@vidaeconomica.pt), 17/03/2017
Partilhar
Comentários 0