EMPRESAS FAMILIARES – PERGUNTAS E RESPOSTAS;

EMPRESAS FAMILIARES – PERGUNTAS E RESPOSTAS
Damos sequência nesta edição do jornal METAL ao esclarecimento de questões colocadas pelos empresários relacionadas com a gestão de empresas familiares.
Esta coluna surge no âmbito da criação por parte da AIMMAP do Gabinete de Apoio às Empresas Familiares que é resultado de um protocolo celebrado pela AIMMAP e a EFconsulting, empresa especializada na consultoria de gestão a empresas familiares.
Nos três últimos anos desde que me tornei responsável da nossa Empresa Familiar, que se encontra na segunda geração, dupliquei as vendas e quadrupliquei os lucros, mas a minha mãe e as minhas três irmãs (duas das quais estão envolvidas na empresa) questionam quase tudo aquilo que faço. Se não conseguir fazer algo para melhorar esta situação, vou-me embora. Tem alguma ideia que me possa ajudar?
Apesar de não dispormos de toda a informação que entendemos relevante, parece-nos que está a desempenhar muito bem um trabalho que é duro. Apesar de o comportamento de alguns dos membros da família ser perturbador, frustrante e consumidor de tempo, tal não o impediu de fazer progressos na empresa. Aqui estão algumas sugestões:
- Clarifique e obtenha o consenso sobre as responsabilidades da direção. Identifique as ações e decisões que lhe cabem a si enquanto responsável e, de acordo com as responsabilidades acordadas, poderá ser avaliado com base no seu desempenho.
- Esclareça e torne bem definido a quem deve reportar – provavelmente à gerência – e em contrapartida, será essa entidade ou pessoa que o deverá avaliar.
- Inicie um processo de desenvolvimento de um protocolo familiar. Necessitam de obter um consenso sobre as fronteiras entre a empresa e a família e sobre as regras que guiam e governam as suas relações.
A sua situação não é única; como recentemente nos referiu um outro gerente, uma das chaves do êxito da gestão é “fazer os colaboradores sentirem-se apreciados”. Isto é especialmente verdade nas empresas familiares em relação ao seu colaborador mais importante – o membro da família que aceitou a responsabilidade de liderar o negócio. Infelizmente, muitas pessoas na sua posição recebem uma apreciação que não corresponde aos seus esforços e sacrifícios em nome da empresa e da família, pelo que é necessário encontrar um meio de inverter esta situação.

Todas as questões colocadas serão alvo de resposta por este meio ou mesmo diretamente em função da urgência ou complexidade da questão.
O texto das perguntas colocadas poderá ser alvo de alguma adaptação em função do espaço disponível e por forma a garantir a não identificação do seu autor.
Todos os interessados em obter esclarecimentos sobre esta temática poderão enviar as suas questões para o e-mail joao.girão@aimmap.pt

Partilhar
Comentários 0