ASM Industries aposta no setor da energia renovável offshore;

ASM Industries aposta no setor da energia renovável offshore
A ASM Industries, o maior produtor português de torres eólicas e fundações offshore, foi a empresa escolhida para fabricar e fornecer duas plataformas completas para o novo parque eólico offshore em Viana do Castelo, no âmbito do projeto WindFloat Atlântico. A produção dos equipamentos já está a decorrer e a entrega das plataformas está prevista para o verão de 2019.
Em declarações à ‘Vida Económica’, Adelino Costa Matos, CEO do grupo ASM Industries, lembra que o grupo que lidera “tem estado envolvido em grande parte dos projetos offshore em Portugal” e que o objetivo é “ser um player de referência no setor offshore no mercado europeu”.

O projeto WindFloat Atlântico irá “permitir mostrar as nossas competências e know-how de fabrico em Portugal e lá fora. Queremos ser um player de referência no setor offshore no mercado europeu, principalmente vocacionado para a exportação. O mercado de parques eólicos offshore em todo o mundo tem um grande potencial, e a tecnologia utilizada no projeto WindFloat Atlântico permite que Portugal possa estar na linha da frente nesta área”, indica Adelino Costa Matos.
Segundo o CEO do grupo, a ASM “tem estado envolvida em grande parte dos projetos offshore em Portugal, que é uma área que conhecemos relativamente bem. Contamos com profissionais experientes, possuímos as infraestruturas e a tecnologia para vingarmos nesta área. Estamos vocacionados para este setor e esperamos estar envolvidos em futuros projetos deste segmento, pois temos a capacidade produtiva adequada aos novos desafios”.
Nesse sentido, o grupo está a construir uma nova unidade fabril no Porto de Aveiro, dedicada à produção de torres eólicas e fundações para aplicação offshore. “Nesta fase estamos a investir um total de 40 milhões de euros em duas novas unidades, em Setúbal e em Aveiro, para fabricar estruturas offshore em série, pois sabemos que é uma área estratégica e com um potencial a explorar”, assegura o responsável.
Esta nova fábrica será uma das maiores metalomecânicas do país, permitindo a construção de torres eólicas e fundações para aplicação offshore, com capacidade de fabricar em série peças isoladas de 450 toneladas. Instalada na Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro (ZALI), a nova unidade possuirá uma localização estratégica com acesso direto a um cais portuário que permite descargas de matérias-primas e cargas de produto acabado, e que será dotada de tecnologia de ponta. Com arranque da produção agendado para março de 2019, esta nova fábrica resultará na criação de 150 novos postos de trabalho e representa um investimento de 29 milhões de euros, oriundos de capitais próprios, parceiros financeiros e um cofinanciamento do programa Compete 2020/Portugal 2020/Fundos Europeus Estruturais e de Desenvolvimento da União Europeia.
Neste momento, o grupo deu já início ao processo de recrutamento, com a intenção de fazerem formação na unidade de Sever do Vouga, nomeadamente “qualificar soldadores através da nossa escola de soldadura, num curso de três meses, para depois poderem ingressar na nova unidade”.
A verdade é que a falta de mão de obra qualificada tem sido um dos maiores constrangimentos para o grupo ASM. Contudo, “temos vindo a crescer e já duplicámos de 100 para 250 o número de colaboradores. E para o próximo ano esperamos chegar aos 350. Para isso tem contribuído a nossa aposta na cultura interna da empresa, com a criação de condições que melhorem a qualidade de vida dos nossos colaboradores, e gerar neles um sentimento de pertença. Falamos de motivação para ingressar num projeto industrial aliciante, com boas condições financeiras e com um garante de estabilidade profissional”, reforça o CEO do grupo ASM Industries.

Venda de 15% da ASM Offshore

A ASM Industries já detém uma unidade de fabrico de fundações offshore de grande porte, em Setúbal. Questionado como se articularão as duas unidades, Adelino Costa Matos, indica que estas “irão complementar-se na produção de fundações offshore, sendo o nosso principal objetivo criar em Portugal um grupo de metalomecânica no setor offshore que possa competir com grandes empresas europeias, principalmente localizadas na Holanda, na Alemanha e em Espanha”. “Nesta fase ainda estamos a entrar no setor, pelo que os países de destino das exportações serão principalmente os do Mar do Norte: Alemanha, Bélgica, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos da América”.
Nesse sentido, a ASM Industries fechou recentemente um acordo de investimento no valor de 4,5 milhões de euros, que equivale à aquisição de 15% da sua unidade industrial ASM Offshore, por um investidor institucional, que optou por se manter anónimo. “Este acordo prende-se com o investimento num setor com um enorme potencial de crescimento comercial. Esta participação financeira permite-nos manter o ritmo acelerado de crescimento sustentado e a consolidação da nossa presença no setor offshore, onde já se destaca como o maior player em Portugal, mas ambicionando ser um dos maiores da Europa”, garante o CEO do grupo ASM Industries.
A empresa tem vindo a crescer a uma média de 20% ao ano, desde 2014, e para este ano o objetivo assumido é de alcançar os 100% de crescimento, atingindo os 50 milhões de euros de faturação em 2020.
FERNANDA SILVA TEIXEIRA fernandateixeira@vidaeconomica.pt, 29/11/2018
Partilhar
Comentários 0