Estarreja terá fábrica satélite do Ineos Grenadier;

Todo-o-terreno inspirado no Lando Rover Defender original
Estarreja terá fábrica satélite do Ineos Grenadier
O todo-o-terreno Grenadier, da Ineos Automotive, terá em Estarreja uma fábrica de submontagem, apurou a “Vida Económica” junto de fonte da empresa britânica. A produção final do veículo, que, após votação on-line por seis mil entusiastas do modelo, assumirá o nome de projeto, essa, ocorrerá em Bridgend, no sul do País de Gales.
 
“Temos o prazer de confirmar que a Ineos Automotive irá investir numa fábrica de submontagem em Estarreja para produzir o chassis e a carroçaria do Grenadier, em conjunto com os parceiros europeus da cadeia de abastecimento da Ineos. Isso criará até 500 empregos na região e estará pronta a tempo para o início da produção [do modelo], em 2021. Estarreja está bem localizada em termos de acesso aos nossos parceiros ibéricos, com bons acessos rodoviários, ferroviários e aéreos”, avançou à “Vida Económica” a diretora de marketing e comunicação da Ineos Automotive, Louise Everett.
Os componentes montados em Portugal seguirão, depois, para Bridgend, onde o veículo terá a montagem final. “Termos duas fábricas a trabalharem em conjunto dá-nos a flexibilidade de responder rapidamente às mudanças na procura e estamos a preparar-nos em termos de capacidade para o sucesso e para o longo prazo”, acrescenta a mesma fonte.
Louise Everett não avançou números, mas as notícias publicadas na semana passada apontavam para um investimento em Portugal a rondar 300 milhões de euros. O investimento na fábrica de Gales (que terá, numa fase inicial, 200 empregos e até 500 depois), esse sim, foi confirmado pela empresa britânica: 600 milhões de libras (675 milhões de euros).
 
Produção de 25 mil por ano
 
Em março, a Ineos anunciou que pretende produzir um 4x4 “a sério” inspirado no Land Rover Defender original (que deixou de ser produzido devido a questões ambientais, estando a marca britânica a lançar um novo modelo com características semelhantes, mas que não será igual). 
O modelo da Ineos Automotive será, segundo a empresa (propriedade do milionário Jim Ratcliffe), produzido à cadência de 25 mil unidades por ano. Na altura do anúncio do projeto Grenadier, a empresa adiantou que os produtos terão motores, caixas de velocidades e tração integral BMW. A produção arranca dentro de dois anos.
 
Aquiles Pinto aquilespinto@vidaeconomica.pt, 19/09/2019
Partilhar
Comentários 0