Kumon Portugal quer abrir 20 centros de formação até 2025;

Matemática e Inglês têm novos métodos de aprendizagem
Kumon Portugal quer abrir 20 centros de formação até 2025
As famílias poderão optar pelo método presencial, misto ou unicamente online, afirma Manuel Couto, coordenador da Kumon Portugal.
Formar pessoas responsáveis e competentes através da procura do potencial de cada aluno e desenvolvendo ao máximo as suas capacidades. Este é o objetivo dos cursos Kumon, Matemática e English, aplicados desde os dois anos de idade ou iniciados em qualquer etapa da vida.
Afastando-se do caráter corretivo ou reparador do ensino tradicional, a metodologia Kumon assenta num modelo focado no aluno e no âmbito preparatório e motivador da ação educativa, com material didático ajustado à evolução do conhecimento de cada formando.
O objetivo em Portugal é abrir 29 centros até 2025, adianta Manuel Couto, coordenador da Kumon Portugal
Vida Económica - Como funcionam os cursos Kumon criados no Japão nos anos 60?
Manuel Couto - O método Kumon praticado atualmente mantém a sua essência, que perdura desde os seus primórdios no Japão, e é ministrado nos cinco continentes. Quando um aluno chega aos nossos centros, é-lhe efetuado um teste diagnóstico para identificar em que nível se encontra em matéria de capacidades e atitudes desenvolvidas. Após a identificação deste nível, atribuímos um ponto concreto do nosso material didático, a partir do qual começa a trabalhar. O aluno dedica diariamente cerca de meia hora por programa (Kumon Matemática, Kumon English). Leva a cabo esta tarefa dois dias por semana nos nossos centros, e os restantes (cinco) na sua casa na modalidade presencial, assim como pode intercalar com a modalidade mista (presencial/online) ou optar por efetuar apenas as tarefas em casa na modalidade online. 
O trabalho que o aluno efetua diariamente é o ideal para ele e para a sua evolução, na procura do desenvolvimento máximo do seu potencial de aprendizagem através de um modelo de aprendizagem autónomo supervisionado. No centro os alunos trabalham de forma autónoma com o material mais apropriado para a sua evolução. A faixa etária mais adequada para iniciar no centro Kumon é a partir dos dois anos, no entanto o método Kumon é aplicável para qualquer idade. 
 
Modelo focado no aluno
 
VE - Que aspetos diferenciadores apresentam face a outras fórmulas de ensino?
MC - A Kumon, os seus centros e os seus orientadores afastam-se do modelo tradicional de ensino centralizado no orientador. Deixam de lado o caráter corretivo ou reparador do ensino tradicional e apostam num modelo focado no aluno e no âmbito preparatório e motivador da ação educativa. Com os nossos programas de aprendizagem, formamos pessoas responsáveis e competentes através da procura do potencial de cada aluno e desenvolvemos ao máximo as suas capacidades.
O material didático utilizado está perfeitamente estruturado para que a evolução seja gradual e significativa, e para estar sempre baseado em conhecimentos anteriores. Além disso, está repleto de pistas e exemplos que o aluno utiliza para construir o seu próprio conhecimento de forma individualizada. O orientador supervisiona e guia a sua utilização, visando sempre o desenvolvimento do potencial, autonomia, e o gosto de aprender.
 
VE - Quais as perspetivas de crescimento e como se preparam para um ano letivo que se prevê atípico?
MC - Temos como objetivo em Portugal até 2025 a abertura de aproximadamente 20 centros, localizados preferencialmente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. A forma como nos temos vindo a preparar para o próximo ano letivo, que como sabemos vai ser extremamente desafiante, é uma consequência do trabalho que temos desenvolvido ao longo destes meses de pandemia, com a introdução da possibilidade de as famílias optarem por frequentar o método em diferentes modalidades. As famílias poderão optar por manter o modelo mais tradicional, o presencial, algumas talvez optem por utilizar o modelo misto, em que o aluno poderá de forma alternada assistir alguns dias ao centro mas em outras semanas ficar em casa e efetuar as suas tarefas ali, e por fim temos as famílias que podem optar unicamente pelo modelo online. Garantimos em qualquer uma destas três modalidades a mesma qualidade no método, já que a nível interno a nossa formação contínua com os orientadores/as contempla qualquer uma das três opções, ao mesmo tempo que asseguramos aos alunos que assistam ao centro a segurança e higiene necessárias para reduzir qualquer risco de saúde, através da implementação de um protocolo criado para os nossos centros.
 
Matemática tem maior procura
 
VE - O potencial é maior no ensino da matemática ou do inglês?
MC - Temos tido uma maior procura do programa de Matemática, talvez por ser o programa que está presente desde a criação do método e daí esteja muito associado à marca, no entanto o número de matrículas no Kumon English tem vindo gradualmente a aumentar.
O programa Kumon Matemática é composto por 21 níveis que começam com a relação de quantidades com números e terminam com cálculo diferencial. O Kumon English permite desenvolver uma elevada competência de leitura e compreensão de textos originais em inglês. Todos os níveis do Kumon English contam com um livro acompanhado por um CD que inclui audios em inglês nativo. As atividades permitem que os alunos desenvolvam a compreensão do oral e de leitura.
 
Susana Almeida, 24/09/2020
Partilhar
Comentários 0