Preços da habitação em queda no centro da cidade do Porto;

Primeiro semestre do ano
Preços da habitação em queda no centro da cidade do Porto
No 1º semestre deste ano, os preços da habitação no conjunto das Áreas de Reabilitação Urbana da Baixa e Centro Histórico do Porto registaram uma queda de 6,4% face ao semestre anterior. Trata-se de uma inversão face à subida semestral de 11,6% que os preços tinham observado no 2º semestre de 2021.
O comportamento dos preços neste território é monitorizado pela Confidencial Imobiliário através do Índice de Preços da Baixa e Centro Histórico do Porto.
Este contraste no desempenho semestral dos preços na Baixa e Centro Histórico não é inédito, já que ao longo dos últimos quatro anos é comum observarem-se oscilações entre variações positivas e negativas, algumas das quais com amplitudes vincadas.
A quebra que sucedeu a uma forte valorização em termos semestrais, impactou desde logo a variação homóloga dos preços, que se manteve em terreno positivo, mas que travou de 13,7% no 2º semestre de 2021 para os atuais 4,4%.
Contudo, anteriormente as oscilações acentuadas entre as variações semestrais observaram-se em contextos de contração ou estabilização do investimento imobiliário, ao passo que agora se verifica num momento de expansão da atividade. Designadamente, no 1º semestre de 2022 foram investidos G141,8 milhões na aquisição de imóveis nas ARU da Baixa e Centro Histórico, volume que aumentou 28% face ao semestre anterior e que recoloca a atividade nos níveis pré-Covid.
A informação do Confidencial Imobiliário, enviada recentemente sobre os resultados de outubro, concluía ainda que os preços da habitação em Portugal mantinham o ritmo de subida do último ano e meio e que as vendas registam uma dinâmica semelhante à dos últimos meses.
O Índice de Preços Residenciais mostra que os preços de venda das casas em Portugal (Continental) aumentaram 1,3% em outubro, face ao mês anterior, sustentando as variações mensais acima de 1,0%. Em termos homólogos, os preços apresentam um crescimento de 19,5% em outubro deste ano. No acumulado dos dez meses de 2022, a habitação registava uma valorização de 16,4%.
Elisabete Soares (elisabetesoares@vidaeconomica.pt), 02/12/2022
Partilhar
Comentários 0