Blocotelha constrói novo centro de valorização energética de resíduos de Paris;

Blocotelha constrói novo centro de valorização energética de resíduos de Paris
O projeto de construção do novo centro de valorização energética de Paris representa para a Blocotelha um volume de negócios de 27 milhões de euros. Esta unidade entrará em funcionamento em 2024 e terá capacidade para tratar 350 mil toneladas/ano de resíduos domésticos por incineração.
A última fase de construção da nova Unidade de Valorização Energética (UVE) dos resíduos domésticos em Ivry/Paris XIII, que conta com soluções da Blocotelha r resulta de resultado de um contrato celebrado com a agência metropolitana de resíduos domésticos da região da Ilha de França (a Syctom), deverá ficar concluída em Julho deste ano.  
Para o projeto da obra, que representa para a Blocotelha um volume de negócios de 27 milhões de euros foram destacados mais de 40 profissionais, responsáveis pela instalação de quatro mil toneladas de estruturas metálicas com elevado grau de sofisticação, revestimentos em aço, alumínio e vidro, e fachadas bastante técnicas, produzidas no polo industrial de Porto de Mós.
 “É com orgulho que registamos a nossa participação num projeto internacional desta dimensão e complexidade, com impacto direto na cidade de Paris, mas com uma visibilidade global. A missão da Blocotelha passa por procurar a excelência nas construções metálicas, capazes de cumprir os mais elevados padrões técnicos e tecnológicos que respondem aos desafios apresentados, e podermos dar o nosso contributo em projetos que estão alinhados com este ideal é altamente gratificante”, de acordo com Luís Meneses, CEO da Blocotelha.

Funcionamento em 2024
A nova UVE, que entrará em funcionamento em 2024, irá tratar uma quantidade anual de 350 mil toneladas de resíduos domésticos por incineração e irá trazer um melhor valor ambiental a todos os níveis: odores controlados, ruído reduzido, emissões atmosféricas reduzidas, neutralização reforçada de poluentes, tráfego reduzido, entre outros fatores.
Como parte do consórcio que está a participar na construção da nova unidade, e nesta que será a última fase do projeto para a Blocotelha, a empresa está agora a terminar a montagem dos revestimentos e a participar no processo de construção da chaminé da nova UVE, composta por mil toneladas de estruturas metálicas, que serão segmentadas em 15 níveis de altura até chegar ao topo, que irá atingir os 100 metros de altura (20 metros mais do que tinha o antigo centro de inceneração).
“Este projeto envolveu a montagem de diferentes tipos de revestimentos em simultâneo (aço, alumínio e vidro), com elevados padrões de qualidade e resistência, e ainda a montagem de estruturas tridimensionais com comprimentos e pesos consideráveis, que por si têm um grau de rigor elevado e bastante desafiante. Adicionalmente, este projeto colocava à prova a nossa capacidade de gestão e planeamento de obra, que tinha de decorrer sem afetar o normal funcionamento da atual unidade, que necessitava de continuar a assegurar o serviço público de tratamento dos resíduos domésticos de Paris”, indica Erico Ferraria, Chief Commercial Officer na Blocotelha.
Com a sua sede localizada em Porto de Mós, Leiria, e com mais de 40 anos de atuação no mercado e um crescimento internacional representativo na última década, a Blocotelha tem atualmente três fábricas em Portugal, uma fábrica em Marrocos, e sucursais no Reino Unido, França e Argélia.

24/03/2023
Partilhar
Comentários 0