Setor do turismo tem défice de 50 mil trabalhadores;

Setor do turismo tem défice de 50 mil trabalhadores
Luís Pedro Martins, presidente Turismo Porto e Norte.
O setor do turismo continua a viver uma situação de falta de trabalhadores, sendo que as escolas de hotelaria e turismo podem desempenhar um papel fundamental na resolução deste problema, defendeu Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte. Carlos Moura, presidente da AHRESP, destacou a necessidade de se estabelecerem sinergias entre as escolas, as universidades, os politécnicos e o mundo empresarial, durante a Jornada Regional do Norte, organizada pela associação, que teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo e Hotelaria do Porto, sob o tema “Desafios e soluções para o seu negócio”.
“Estamos com um défice de cerca de 50 mil “trabalhadores e se há momento em que é necessário que os alunos se mantenham e resistam é este. A formação não termina aqui, quando culminam os estudos, deve continuar ao longo da vida”, de acordo com Luís Pedro Martins. O presidente da AHRESP lembrou que o turismo tem uma importância crucial para o país. “As suas atividades são as que sofrem mais impacto quando, por exemplo, há uma pandemia ou uma guerra, e os que sofrem as consequências mais imediatas, mas também são as que se regeneram mais rapidamente. Somos 322 mil trabalhadores e mais de 110 mil empresas, uma massa fantástica de força de trabalho para o país.”
Paulo Vaz, presidente da Escola de Turismo e Hotelaria do Porto revelou satisfação por contar com a presença de empresários na instituição. Revelou a este propósito: “É muito importante ter empresários na escola e um motivo de regozijo saber que vieram partilhar conhecimento, aprender e transmitir entusiasmo aos alunos.” Depois deste evento no Norte, a AHRESP vai organizar, no dia 28 de junho, a Jornada Regional de Lisboa.
25/05/2023
Partilhar
Comentários 0