ADAPTAR Microempresas | IAPMEI aprova 10.6 milhões em incentivos;

ADAPTAR Microempresas | IAPMEI aprova 10.6 milhões em incentivos
Nuno Mangas, Presidente do IAPMEI.
O IAPMEI já aprovou 10,6 milhões de euros em apoios ao abrigo do ADAPTAR Microempresas. Um valor que se traduz numa ajuda que chegará a 3 465 empresas, garante a Agência para a Competitividade e Inovação liderada por Nuno Mangas.
Estes incentivos começaram a ser liquidados esta segunda-feira, 25 de maio, tendo já sido emitidas ordens de pagamento no valor de 1,2 milhões de euros, revela ainda o IAPMEI.
O ADAPTAR é um programa de apoio às empresas para adaptação aos novos modelos de funcionamento nesta fase de reabertura de grande parte da atividade económica nacional, garantindo o cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias. Este Sistema de Incentivos apresenta duas vertentes: o ADAPTAR Microempresas, que permite aos empresários receber um apoio de 80% das despesas, entre 500 euros e 5000 euros, necessárias à adaptação dos seus pequenos negócios às novas regras de funcionamento; e o ADAPTAR PME, que subsidia até 50% os investimentos entre cinco mil e 40 mil euros na adaptação à fase de desconfinamento dos seus estabelecimentos e métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores.
Relativamente à totalidade dos Sistemas de Incentivos geridos pelo IAPMEI, desde 18 de março até ao final da semana passada, foram submetidas 15.508 candidaturas, correspondendo a um investimento de 1.304 milhões de euros. Este número corresponde a cerca de 43% de todas as candidaturas previamente recebidas desde o arranque do atual quadro comunitário, em final de 2014.
"A procura que se tem registado nos diversos sistemas de incentivos e em especial na COVID-19 e ADAPTAR, colocam bem em evidência a capacidade de muitas das nossas empresas e dos nossos empresários responderem a situações adversas e imprevisíveis", refere o Presidente do IAPMEI, Nuno Mangas.
Para além de fazer face à "enorme procura" por parte das empresas aos apoios lançados mais recentemente, o IAPMEI garante que se "empenhou também na resposta, com a máxima rapidez, às orientações do Governo para acelerar os pagamentos aos empresários". Daí ter emitido "127 milhões de euros em pagamentos de fundos comunitários a 1.717 empresas nos últimos dois meses".
TERESA SILVEIRA - teresasilveira@vidaeconomica.pt, 26/05/2020
Partilhar
Comentários 0