Crónicas do autor:

Nobel da economia revoluciona pricing e vendas

O Nobel de 2017 de R. Thaler, discípulo de outro Nobel (Kahneman) está a revolucionar o marketing, não digital e digital em todas as áreas, desde a publicidade até às políticas de pricing e vendas/negociação (aqui criando respectivamente 30 e 50 ...

Plano nacional de reformas: impossível; mau; e já implementado

O documento com o pomposo título de Plano Nacional de Reformas, diz mais sobre quem no governo o fez, do que sobre os seus desígnios para o país. De facto, trata-se de um plano 1) impossível de realizar; 2) se fosse possível seria mau; mas (3) (para ...

Porque é importante a produtividade?

Frequentemente é questionado porque devemos procurar maiores índices de produtividade. E associa-se este esforço a uma ambição desmedida, ganância e amor ao dinheiro. Ou seja, produtividade como sinónimo de pecado.

What business should i be in

O fundador da IBM, T. Watson obrigava todos os empregados a ter em cima da sua secretária um dístico com uma simples palavra: think. Contudo, pensar requer esforço. Concentração. E as conclusões nem sempre são agradáveis. Donde não há subterfúgio, ...
Nota de fecho

O Brexit e a aep

Delegações empresariais dos EUA, Polónia, Israel e Irlanda (lideradas pelos respectivos presidentes das federações das câmaras de comércio) vêm em 21/11 ao Porto, para se reunir e visitar empresas portuguesas.

Nobel 2017: os lunáticos estão a gerir o asilo

A economia há muito que beneficia de um estatuto especial entre as ciências sociais devido 1) ao seu objecto (o bem estar material das pessoas) e 2) o seu método (muito apoiado em modelos matemáticos).

A globalização na saúde

O termo globalização tem sido frequentemente abusado para significar quatro conceitos distintos: 1) desregulamentação; 2) liberalização do comércio; 3) mercados globais; e 4) concorrência transnacional.

Perigo: ele acredita no que diz

Na sequência do carvalho cuja queda matou mais de uma dezena de pessoas e feriu gravemente ± sessenta, o senhor presidente da câmara do Funchal, veio dizer três coisas:

Porquê a admiração?

Não é facilmente compreensível a admiração que atravessou o país de lés a lés pelo que aconteceu sucessivamente em (1º) Pedrogão; (2º) Tancos; (3º) a resposta do governo; e finalmente (4º) a sua matemática. Vamos por partes.
Nota de fecho

As galinhas de Fidel não põem ovos

A recente notícia de que o salário médio mensal em Cuba tinha subido para 25 euros (...), recordou-me Juan Sánchez, guarda-costas de Fidel Castro durante 17 anos e que morreu duas semanas após a publicação das suas memórias, vítima de uma inesperada ...

Páginas