As empresas familiares da área do Cávado;

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES
As empresas familiares da área do Cávado
A análise da localização geográfica das empresas familiares, na NUTS III do Norte de Portugal, releva a forte concentração num número reduzido de concelhos de cada uma das áreas.
 
O estudo “Empresas familiares da Região Norte: Mapeamento, Retratos e Testemunhos”, de 2018, desenvolvido pela UMinho, analisou a distribuição das Empresas Familiares sedeadas na Área do Cávado, permitindo a seguinte análise:
  • Um concelho, Braga, onde está sedeada a Universidade do Minho, concentra cerca de 48% das sociedades familiares;
  • 78% das empresas estão localizadas em somente dois concelhos (Braga e Barcelos);
  • O município de Terras do Bouro (menos de 1% de empresas familiares da base de dados considerada) está integrado no Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que apresenta condicionalismos ao desenvolvimento de determinadas iniciativas empresariais.
A concentração de empresas permite criar sinergias e originar ou potenciar vantagens comparativas, pelo que não deve ser vista como um problema, mas sim como uma oportunidade. 
 
A Pafil foi fundada por Emília Araújo, uma modista de Barcelos, na garagem de casa. A ela foram-se juntando o marido, Vicente Pereira, e, posteriormente, os filhos João, Carla e Bruno, que, naturalmente, desde sempre se viram envolvidos no meio dos fios e tecidos.
Depois de 10 anos na confeção tradicional, chegaram à conclusão que para visarem um futuro longínquo teriam de enveredar pela diferenciação. Os diversos desafios que lhe têm sido apresentados deram origem a soluções que refletem a prática desta orientação:
  • Heat Up: resultado do desafio para criar um colete térmico para os blusões da BMW, incorpora cinco placas de aquecimento, é regulado pelo condutor e alimentado por uma ligação à própria moto (já se venderam mais de 15 mil peças);
  • Heat Jacket: resultado do repto da Flex Warm para criar uma peça de vestuário com painéis de aquecimento e uma bateria. Uma aplicação no telemóvel permite controlar a temperatura (patente do sistema de aquecimento é da marca inglesa).
Atualmente, a empresa emprega 70 trabalhadores, exporta mais de 98% da produção, considera-se uma produtora de roupa global, especializada em vestuário de neve, moda, montanha e equipamentos de proteção individual. Possui uma equipa de investigação e de desenvolvimento que proporciona aos clientes produtos inovadores que recorrem a tecnologias como a fusão de materiais, colagem de tecidos, cortes e gravações a laser, selagem de costuras, etc.

Temas para reflexão:
  • A localização da empresa fora dos grandes centros é um problema?
  • A investigação pode dar origem à inovação e lançamento de produtos diferentes?
  • Ser empresa familiar e PME é limitativo de associação a grandes grupos internacionais? 

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
@empresasfamiliaresdesucesso
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
http://www.efconsulting.pt
 


Partilhar
Comentários 0