Falácia relativa ao pensamento a longo prazo na empresa familiar;

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES
Falácia relativa ao pensamento a longo prazo na empresa familiar
É comum associar-se às empresas familiares determinadas caraterísticas, aparente e racionalmente verdadeiras, mas que, de facto, são autênticas falácias.
 
Existindo múltiplas variáveis ilustrativas destes “factos alternativos”, três delas – perspetiva de longo prazo, inovação e sucesso financeiro – foram alvo de análise no estudo “Edelman Trust Barometer 2017. Special Report: Family Business”.
Desenvolvido pela Edelman, em 2017, os participantes foram questionados quanto à sua perceção de que tipo de empresas possuem um orientações e estratégias de mais longo prazo. Os resultados foram surpreendentes:
  • Empresas familiares: 21%,
  • Empresas não familiares: 45%.
Numa empresa, a definição de estratégias a longo prazo está dependente da vontade de dois órgãos:
  • da assembleia de sócios – quem define o essencial da atividade a que a organização  tem de dedicar-se e as metas a alcançar num determinado espaço temporal;
  • da gestão – que assume a difícil tarefa de gerir os recursos disponíveis para alcançar os objetivos daqueles que os nomearam com esse intuito;
e da interação e entre os mesmos, no sentido de irem ajustando as estratégias ao contexto onde a sociedade se encontra imersa.
Numa empresa não familiar, onde os gestores sabem que atuam e são avaliados em períodos relativamente curtos (no mínimo anualmente e, de forma muito expressa, no final de cada período com a possibilidade de serem (re)eleitos por um período máximo de 4 anos), existe uma maior pressão por apresentar resultados mensuráveis que reflitam o seu trabalho. No caso de sociedades que estejam cotadas em bolsa, este escrutínio é levado ao limite de as suas prestações poderem serem mensuradas ao dia e comparadas “objetivamente” com a prestação dos seus principais concorrentes. Este contexto é francamente influenciador de pensamentos que possam ser avaliados em períodos de tempo relativamente curtos. 
Num sentido distinto, a característica intrínseca às empresas familiares e aos seus líderes – assegurar a entrega de um testemunho às gerações vindouras e, de preferência, com mais valor acrescentado do que aquele que foi recebido – incentiva e cria condições para desenvolver estratégias de (muito) longo prazo.

A livraria Lello tem as suas as suas origens no séc. XIX. A sua posse inclui a família Lello, representado por José Lello, e a família Pinto, Aurora e Pedro Pinto, que entrou no capital já na 2ª década deste século XXI. 
Esta incorporação permitiu a potenciar os objetivos de “umas das mais belas livrarias do mundo” para uma atuação mais ampla na área cultural. 
Depois do restauro do próprio edifício, das múltiplas iniciativas de lançamentos de livros, da inédita “OPA, Oferta Pública de Aquisição das primeiras edições de Os Lusíadas, de Harry Potter and the Philosopher’s Stone e da Gazeta da Restauração, no 1º semestre de 2020 é adquirido o icónico Teatro Sá da Bandeira.
O edifício vai sofrer obras de restauro e conservação, para tentar repor as suas origens.
Aurora Pinto, em recente entrevista à Time Out referiu que o sonho da Lello ultrapassa a mera associação dos dois monumentos centenários:
"Como somos um pouco loucos, temos um sonho muito grande. Esse sonho passará por criar um conjunto de patrimónios ligados à cultura e que permitam que a cidade do Porto seja visitada e eleita como ponto de visitação pelo lado cultural e patrimonial.”
“SONHO” é uma das palavras que melhor pode expressar um pensamento de muito longo prazo.

Temas para Reflexão:
  • Quais são metas de longo prazo que definimos para a nossa empresa?
  • Como integrar objetivos de curto prazo com os de longo prazo?
  • Pensar a longo prazo não é vantagem comparativa relativamente aos nossos concorrentes?

 

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
@empresasfamiliaresdesucesso
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
http://www.efconsulting.pt

Partilhar
Comentários 0