A empresa familiar cria muito mais emprego do que se perceciona;

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES
A empresa familiar cria muito mais emprego do que se perceciona
As empresas familiares estão espalhadas por todo o território geográfico, são maioritariamente de reduzida dimensão e geram o emprego adequado às suas necessidades.
 
Estas particularidades fazem com que, individualmente, os números de empregados sejam relativamente reduzidos; contudo, de forma agregada, estas sociedades são dos maiores empregadores do país.
O estudo “Edelman Trust Barometer 2017. Special Report: Family Business” desenvolvido pela Edelman, em 2017, analisou a perceção que os inquiridos tinham relativamente à capacidade das empresas familiares em gerar emprego.
Os resultados são significativos: menos de 1 em 3 identifica esta característica nas empresas familiares, quando, de facto, o seu contributo varia entre 50% e 80% dos empregos gerados (Fonte: “Family Firm Institute, Global Data Points”).
Esta expressividade empregadora, associada à dispersão geográfica e capacidade de retenção das populações fora dos grandes aglomerados populacionais, necessita de ter um reconhecimento distinto e ser alvo de ações potenciadoras de desenvolvimento.

A Dielmar, empresa fundada em 1965 pelos irmãos Dias, Hélder, Ramiro e o amigo Mateus, nasceu com uma crença: “cada fato é único e especial”.
Sedeada em Alcains, Castelo Branco, dos iniciais 22 trabalhadores cresceu até ultrapassar os mais de 400, nos dias de hoje.
No âmbito de uma parceria firmada entre a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento e o MODATEX - Centro de Formação da Indústria Têxtil, Vestuário e Confeção da Delegação da Covilhã, 12 refugiados/as residentes em Castelo Branco iniciaram, em fevereiro, o curso de formação “Confeção Industrial” na DIELMAR. Esta ação formativa de 845 horas é desenvolvida pelo MODATEX nas instalações da empresa com vista à qualificação profissional e consequente inserção profissional de novos profissionais, numa lógica de promoção e prospeção do mercado de emprego, procurando ir ao encontro das necessidades da empresa e possibilitar a integração destes migrantes no mercado de trabalho.
Este projeto tem por objetivo a integração no mercado de trabalho da migração legal, a residir no concelho de Castelo Branco, conta com o apoio da Câmara Municipal e apela à participação de parceiros locais.
Esta colaboração ilustra a capacidade de desenvolvimento de ações de responsabilidade social por parte da Dielmar – uma das maiores empregadoras do distrito – e, ao mesmo tempo, a possibilidade de formar potenciais novos trabalhadores especializados. 
(fonte: Modatex 14/02/2020)

Temas para reflexão:
  • Como assegurar de forma contínua as nossas necessidades de trabalhadores?
  • O mercado fornece regularmente pessoas qualificadas às necessidades laborais da empresa?
  • A estratégia da empresa pode ser proativa e colaborante com o seu meio envolvente?

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
@empresasfamiliaresdesucesso
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
http://www.efconsulting.pt
 
 
 


Partilhar
Comentários 0