Combustíveis Pos-CV19
Dos respondentes, 54% dizem estar muito preocupados com as mudanças climáticas e 53% que as companhias aéreas deveriam se tornar neutras em carbono. Um quilo de jet-fuel produz 3,15kg de CO². Dos jovens de 18-34 anos 56% quer pagar até US$20 mais pelo voo neutro em carbono; acima de 65 anos, só 34% pagaria. No 1º grupo, 40% quer voar menos; no 2º apenas 18%.
Plantar árvores para compensar a poluição de aviões custa uns US$5-9 por mTon de CO² capturado; i.e, uns US$1 por passageiro em voo curto.
Ao preço de US$70-75/barril de crude, o preço de jetfuel com impostos, deve ficar pelos US$1000 nas próximas décadas. Entretanto o jetfuel sintético que hoje custa uns 3-4mil para o mesmo efeito, deve cair para mil pelo ano 2035-45.
“Plantar árvores para compensar a poluição de aviões custa US$5-9 por mTon de CO² capturado; i.e, uns US$1 por passageiro em voo curto”
Entre as sugestões para acelerar este processo estão:
1. Impor prazos para reduzir o CO², como na Noruega;
2. Motivar clientes com cartão de milhas a usá-las para financiar a plantação de árvores;
3. Acelerar a transição para biocombustíveis e barateá-los para uso também em aviões.
Para limitar a poluição de carros, os elétricos têm aumentado as vendas. A Europa, que liderava as vendas no mundo, continuou a crescer em 2019 com 44%, para 590mil carros. Mas a China a ultrapassou, com 1,2milhões vendidos.
Na Europa as vendas caíram algo no 1ºtrim/2020, comparado com o 4ºtrim/19, exceto na Holanda. Os Nórdicos, Noruega, Suécia, Islândia, Finlândia, HongKong e agora Holanda têm os maiores índices de venda; em volume é China, EUA e Alemanha. Tesla lidera as vendas.
O problema é as baterias. Os carteis mundiais do crude e das baterias têm feito tudo para impedir uso da moderna íon-lítio, e não só. Os sistemas de transmissão dos motores deverão melhorar para perder menos energia. E as novas baterias devem pesar menos. Na China a maioria dos carros elétricos são mui pequenos e com autonomia de até 200km.
Devido a fragmentação do mercado, os carregadores ainda são pouco comuns e caros. É um dos motivos de limitação nas vendas dos elétricos.
Em 1963 um motor a hidrogénio foi testado por uma giga-marca. Um diretor impediu a produção em série, pois o maior lucro está na manutenção, no pós-venda de motor a combustão. Taxas sobre sobressalentes e serviços obrigarão uma transição mais rápida.
Há 50 anos o Brasil obriga a gasolina levar 24% de etanol de de cana sacarina. Hoje quase todos carros lá usam flexfuel ou etanol em 90%. O mesmo nas Filipinas. A Suécia seguiu este caminho e importava muito etanol. Agora usa a sua beterraba para produzi-lo. Em Coruche ainda temos a usina que fabricava açúcar de beterraba e que podemos reutilizar.
YES, WE CAN! Nossos beterraba e lítio a travar a poluição!