Quem somos;

As origens do Grupo Editorial Vida Económica remontam a 1933, ano de criação do Boletim do Contribuinte.

A partir da década de 80 o Grupo alargou consideravelmente a sua influência e âmbito de actividade, com o lançamento do jornal Vida Económica, de novas revistas especializadas (Mercado Único, Trabalho & Segurança Social, Vida Imobiliária e Vida Judiciária) e a edição de livros dirigidos ao mercado profissional.

A filosofia assenta fundamentalmente em esclarecer com rigor as empresas e os profissionais em áreas onde a informação é essencial e decisiva mas, por vezes, complexa e nem sempre acessível.

O Grupo Editorial Vida Económica desenvolve uma intensa actividade de investigação em áreas como a economia, as finanças, os mercados, a fiscalidade, as relações de trabalho, as oportunidades comerciais, entre outras.

Atendendo ainda à crescente necessidade de actualização e valorização do indivíduo, quer no mercado de trabalho, quer a nível pessoal, o Grupo Editorial Vida Económica disponibiliza anualmente um variado leque de Acções de Formação que visam responder de uma forma prática a essa necessidade.

No desenvolvimento da actividade de investigação, elaboração das publicações e na assistência a clientes, que inclui o serviço de apoio juridíco e o serviço de apoio informático, estão directamente envolvidas 90 pessoas, repartidas pelos escritórios de Lisboa e Porto, ocupando uma superficie global de 1100 m².

Actualmente contamos com uma carteira de clientes da ordem dos 40.000 assinantes permanentes, que inclui quer PME's, quer grupos económicos que marcam a sua presença no mercado pelo dinamismo e capacidade evolutiva.

A comercialização das nossas publicações não se restringe apenas a uma modalidade de assinatura, pois também poderão ser adquiridas nas bancas em qualquer ponto do país e ainda nos Arquipelagos da Madeira e dos Açores.

Nos últimos anos, o Grupo Editorial Vida Económica dedicou especialmente a sua atenção à criação de soluções de software para empresas, técnicos de contabilidade, consultores e advogados.

O software disponível cobre as áreas fiscal (Software Declarativo e de Gestão Fiscal) e jurídica (Software Jurídico e Bases de Dados Jurídicas).

Neste âmbito, é também de assinalar a parceria estabelecida com o pmelink.pt, o 1.º Centro de Negócios Online em Portugal (www.pmelink.pt)

Desde a sua fundação aos dias de hoje, o Grupo Editorial Vida Económica tem vindo a preocupar-se em satisfazer as necessidades que continuamente surgem na vida activa dos particulares e das empresas.

Investigação e desenvolvimento na Vida Económica

A vida Económica tem em curso o desenvolvimento do projecto Web2economy.

Este projecto visa a criação de uma Plataforma Editorial Web 2.0 para a Vida Económica, no âmbito do qual a empresa pretende investigar as formas de introdução da plataforma e de novos serviços na sua actividade, sofisticar os processos do ponto de vista tecnológico e estimular o seu processo de internacionalização para os países de língua oficial portuguesa, através da plataforma tecnológica Web 2.0.

Os principais objectivos estão associados a:

  • Investigar os desafios do mercado editorial e os novos serviços de informação com origem nos recentes desenvolvimentos tecnológicos.
  • Absorver novas tendências nas formas de comunicação, colaboração e edição com base nas TIC e Web
  • Introduzir inovações ao nível dos produtos e serviços
  • Desenvolver metodologias que permitam identificação contínua de necessidades e oportunidades
  • Sensibilizar os colaboradores para a importância da I&DT
  • Encontrar novos modelos de negócio assentes no negócio electrónico que permitam diversificar e aumentar as fontes de receita

O projecto foi alvo de candidatura ao Programa Operacional Regional Norte tendo sido aprovado pelo "Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI&DT)", projecto nº 2566.
Valores do Investimento: Investimento Total - 740.233,89 Euros
Incentivo não reembolsável aprovado - 241.266,51 Euros (após recalendarização)
Este projecto previa um período de execução de 36 meses (entre 2008-06-01 e 2011-05-31), tendo sida aprovada uma recalendarização no âmbito da qual o prazo de término será 2012-12-30.