5 Estratégias Eficazes para Melhorar a Sua Saúde Financeira;

5 Estratégias Eficazes para Melhorar a Sua Saúde Financeira
(Micheile Henderson/Unsplash)
A saúde financeira é fundamental para que tenha uma vida estável e preenchida. Trata-se de algo que requer a gestão tanto dos seus rendimentos como das suas despesas, a poupança de dinheiro e a tomada de decisões informadas para poder atingir os seus objetivos a longo prazo – tudo produto de um planeamento financeiro cuidado e pormenorizado.
Num mundo tão acelerado quanto aquele em que vivemos neste momento, é essencial adotar estratégias eficazes que assegurem o seu futuro financeiro.
Ao longo deste artigo, poderá conferir as nossas cinco sugestões que farão com que a sua saúde financeira aumente exponencialmente.

1.Defina e mantenha um orçamento realista

Saber orçamentar constitui a pedra basilar para a manutenção de uma saúde financeira robusta. Ao repartir os seus rendimentos por categorias como “Casa”, “Comida”, “Transportes” e “Entretenimento”, pode mapear os seus gastos e garantir que vive dentro das suas possibilidades.
Para poder definir um orçamento realista, siga estes passos adicionais:

·Analise o seu rendimento

Calcule o total do seu rendimento mensal, incluindo salário, trabalho independente, investimentos e outras fontes de receita.

·Elabore uma lista de despesas

Divida os seus gastos mensais em categorias e liste-os de acordo com a respetiva prioridade.

·Defina limites

Atribua um montante específico a cada categoria, assegurando-se, assim, de que as suas despesas não excedem o seu rendimento total.

·Efetue revisões e ajustes

Reveja o seu orçamento regularmente e faça adaptações conforme necessário, de modo a refletir no seu planeamento financeiro quaisquer alterações com que possa vir a deparar-se.
Não se esqueça de que a chave para uma orçamentação eficaz está na consistência. Certifique-se de que está a par de todos os seus gastos e adira fielmente ao seu orçamento para poder cumprir com os objetivos financeiros que tiver definido.

2.Amortize ou elimine quaisquer dívidas

Encontrar-se profundamente endividado traduz-se num significativo impacto negativo sobre a sua saúde financeira. De forma a reduzir o peso das dívidas sobre os seus ombros, considere seguir estas dicas:

·Defina as suas dívidas por ordem prioritária

Elabore uma lista das suas dívidas da taxa de juros mais alta para a mais baixa e concentre-se em pagar as primeiras logo à partida, uma vez que são aquelas que lhe saem mais caras.

·Vá amortizando os seus créditos gradualmente

Sempre que possível, amortize os montantes que deve para acelerar o processo de reembolso à entidade credora.

·Consolide os seus créditos

Se tiver múltiplos empréstimos cuja taxa de juros seja demasiado alta, considere consolidá-los num só, de forma a conseguir baixar a taxa; assim, será mais fácil gerir os seus pagamentos e poupar nos juros.

·Evite endividar-se ou solicitar novos créditos

Abstenha-se de contrair novas dívidas enquanto procura reduzir ou eliminar na totalidade aquelas que já tem.

3.Aprenda a arte de poupar dinheiro

Saber poupar é vital para solidificar as suas bases financeiras. Como tal, apresentamos-lhe agora algumas sugestões para poder aforrar de forma mais eficaz:

·Crie um fundo de emergência

Procure colocar numa conta à parte entre três a seis meses de despesas quotidianas; isto fará com que possa beneficiar de um pé-de-meia em caso de graves constrangimentos como uma situação de desemprego ou uma emergência médica.

·Defina objetivos de poupança

Determine quais são os seus objetivos a curto e longo prazo para os quais necessita de fundos (como comprar uma casa, abrir um negócio ou financiar a sua reforma), de modo a permanecer motivado e concentrado em continuar a poupar.

·Automatize as suas poupanças

Defina transferências automáticas entre a sua conta à ordem e a sua conta-poupança/a prazo; esta estratégia fará com que as suas poupanças se mantenham consistentes e a sua tentação de gastar se reduza.

·Corte nos gastos

Identifique que categorias do seu orçamento são passíveis de cortes (como comer fora, entretenimento ou idas supérfluas às compras) e encaminhe aquilo que conseguir poupar para o cumprimento dos seus objetivos financeiros.

4.Invista na sua literacia financeira

Saber é poder, especialmente no que toca a gerir as suas finanças. Aprimore a sua literacia financeira através destes passos:
  • Leitura de livros e artigos sobre finanças pessoais;
  • Frequência de oficinas/ateliês, webinars ou cursos sobre planeamento e investimento financeiros;
  • Pedidos de aconselhamento personalizado a especialistas em finanças.
Ao investir na sua literacia financeira, estará munido de tudo aquilo de que precisa para tomar decisões informadas sobre o seu dinheiro e alcançar os seus objetivos.

5.Desenvolva um planeamento financeiro intensivo

Ter um plano detalhado é central para ser financeiramente bem-sucedido a longo prazo, pelo que deve incorporar estas componentes para atingir bons resultados:

·Gestão de rendimentos

Analise as suas fontes de rendimento e identifique maneiras de rentabilizar os seus ganhos, tal como procurar ser promovido, adquirir novas competências ou trabalhar independentemente em paralelo ao seu emprego.

·Gestão de despesas

Otimize os seus hábitos de gastar reduzindo em despesas desnecessárias e alocando os seus rendimentos eficazmente.

·Adoção de estratégias de poupança e investimento

Elabore um plano de poupança que se enquadre nos seus objetivos financeiros e na sua tolerância de risco, como sejam a constituição de um fundo de emergência, de um plano poupança-reforma ou um investimento em ações, títulos ou imobiliário.

·Gestão de dívidas

Crie uma estratégia para amortizar ou mesmo eliminar as suas dívidas, optando por se concentrar primeiro nas despesas com taxas de juro mais elevadas e evitando acumular novas dívidas.

·Gestão de risco e apólices de seguro

Apure as necessidades que tem de segurar as suas mais-valias e rendimentos e obtenha a cobertura adequada.

·Planeamento antecipado da sua situação fiscal

Conheça as suas obrigações e implemente estratégias para minimizar a sua carga fiscal, tal como tirar partido de créditos fiscais, deduções ou oportunidades de investimento.

Em conclusão

Alcançar uma saúde financeira enrijecida requer disciplina, sabedoria e um planeamento astuto.
Ao implementar as cinco estratégias eficazes que listámos anteriormente, está a solidificar as bases de um futuro financeiro próspero e seguro.
Lembre-se de que manter uma saúde financeira vigorosa é um processo em andamento, pelo que deve estar preparado para rever e ajustar a sua situação em consonância com as circunstâncias do momento e com a evolução dos seus objetivos.
Susana Almeida, 23/05/2023
Partilhar
Comentários 0