No entanto, devido à amplitude das várias estratégias, a maior parte dos empresários não sabe por onde pode começar a investir.
Dessa forma, se quer promover o seu negócio (seja ele de venda de produtos ou serviços) deixamos-lhe algumas dicas simples que pode usar como forma de reflecção para começar a preparar a sua estratégia.
Estratégias de marketing digital que pode utilizar
O marketing digital tem evoluído ao longo dos últimos anos e existem cada vez mais estratégias que podem ser utilizadas de forma a tornar um negócio mais conhecido e consequentemente mais rentável.
Se não sabe por onde começar, deixamos-lhe algumas sugestões interessantes de seguida.
1 – Website
Atualmente ou um negócio se encontra na internet, ou ele praticamente não existe.
Posto isto, existe a necessidade de ter um site onde possa não só dar a conhecer o seu negócio, como também fazer com que os seus potenciais clientes consigam facilmente encontra-lo online.
Ao seu site institucional poderá ainda acrescentar:
· Um blog (e usar uma estratégia de marketing de conteúdos);
· Loja online (que garante uma venda direta a qualquer hora e em qualquer lugar):
· Landing pages (para redirecionar o cliente para uma página específica que tem como principal intuito a conversão);
Além do domínio principal do seu site, poderá registar outros domínios e subdomínios que possam vir a ser úteis no futuro.
2 – Social Media – Redes Sociais
Numa era cada vez mais social, os negócios devem estar presentes nas redes sociais que sejam uma mais valia para contactarem diretamente com o cliente final.
Posto isto, é importante frisar de antemão que o seu negócio não tem de estar presente em todas as redes sociais, pois poderá não fazer sequer sentido.
Por exemplo um negócio de advocacia não tem interesse em perder tempo a gerir redes sociais como o Pinterest ou o Instagram, contudo o LinkedIn pode ser uma excelente opção.
Algumas das opções que poderá analisar são:
- · Facebook;
- · Instagram;
- · Youtube;
- · Twitter;
- · LinkedIn;
- · Google Plus;
- · Pinterest;
Deve também definir a hastag do projeto (sim, poderá usá-la em mais locais sem ser o Instagram) e o username das redes sociais deve ser o mesmo associado ao negócio.
3 – Estratégias de marketing de conteúdo e SEO
Pois bem, ter um site, escrever conteúdos para lá colocar e esperar que tudo corra bem, não é de todo uma boa estratégia a adotar se quer realmente promover eficazmente o seu negócio (poderá por exemplo ver no site do Oberlo imensas dicas sobre criação de negócios de raiz).
Se quer ter sucesso é importante saber otimizar os seus conteúdos para SEO (ou seja, realizar a otimização para motores de pesquisa – Search Engine Optimization) e para o fazer corretamente precisa mesmo de estudar e estar sempre atento às novidades.
Relativamente aos conteúdos, é importante ter em conta que não são só os conteúdos escritos que podem realmente ser benéficos para um negócio. Algumas alternativas são:
- · Artigos;
- · Imagens;
- · GIF’s
- · Áudios ou Podcasts;
- · Vídeos;
- · Transmissões em direto;
- · Case studies;
- · Infográficos;
Independentemente do tipo de conteúdo que resolver implementar, otimize-o para motores de pesquisa, contudo, crie o mesmo para pessoas (ou seja, o seu consumidor deve ser o primeiro e único foco do seu conteúdo).
4 – Google Marketing
Pois bem, pode parecer estranho mas existe realmente uma estratégia designada por Google Marketing, e a mesma privilegia todas as ferramentas associadas ao próprio Google.
Se não sabe quais as ferramentas que o google tem à sua disposição, frisamos as seguintes:
- · Google Adwords;
- · Google Analytics;
- · Google My Business;
- · Google Merchant Center;
- · Google Suits;
- · Google Docs;
- · Google Classroom;
- · Search Engine Optimization;
- · Google Search console;
- · Google Trends;
- · Google Market Finder;
- · Google Datastudio;
- · Google Optimize;
Embora deva também implementar estratégias para outros motores de pesquisa, a verdade é que o Google é o maior motor de busca do mundo, e é utilizado por mais de 95% da população.
5 – Invista em Mobile Marketing
Muitos empresários não fazem a mínima ideia de como aproveitar os micro momentos para conseguirem obter a atenção do consumidor.
Seja naqueles segundos em que ele espera pelo autocarro, ou mesmo enquanto para para beber um café na esplanada. Saiba aproveitá-los com estratégias de Mobile Marketing. Algumas opções são:
- · Site otimizado para mobile;
- · Criação de apps;
- · Envio de SMS;
- · Utilização de QR Code;
- · Implementação de Realidade Aumentada;
- · Realização de ações de Realidade Virtual;
- · Implementação do AMP;
Como vê, estas são apenas 5 estratégias de marketing que poderá implementar no seu site, sendo que cada uma delas tem uma infinidade de opções e alternativas que podem ser analisadas e verificadas.
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