5 formas de promover o seu negócio online;

5 formas de promover o seu negócio online
Nos dias que correm qualquer negócio para ser bem-sucedido tem de investir em várias estratégias de marketing digital de forma a conseguir promover o seu negócio online.
Nos dias que correm qualquer negócio para ser bem-sucedido tem de investir em várias estratégias de marketing digital de forma a conseguir promover o seu negócio online.
No entanto, devido à amplitude das várias estratégias, a maior parte dos empresários não sabe por onde pode começar a investir.
Dessa forma, se quer promover o seu negócio (seja ele de venda de produtos ou serviços) deixamos-lhe algumas dicas simples que pode usar como forma de reflecção para começar a preparar a sua estratégia.

Estratégias de marketing digital que pode utilizar

O marketing digital tem evoluído ao longo dos últimos anos e existem cada vez mais estratégias que podem ser utilizadas de forma a tornar um negócio mais conhecido e consequentemente mais rentável.

Se não sabe por onde começar, deixamos-lhe algumas sugestões interessantes de seguida.

1 – Website

Atualmente ou um negócio se encontra na internet, ou ele praticamente não existe.

Posto isto, existe a necessidade de ter um site onde possa não só dar a conhecer o seu negócio, como também fazer com que os seus potenciais clientes consigam facilmente encontra-lo online.

Ao seu site institucional poderá ainda acrescentar:

·       Um blog (e usar uma estratégia de marketing de conteúdos);

·       Loja online (que garante uma venda direta a qualquer hora e em qualquer lugar):

·       Landing pages (para redirecionar o cliente para uma página específica que tem como principal intuito a conversão);

Além do domínio principal do seu site, poderá registar outros domínios e subdomínios que possam vir a ser úteis no futuro.

2 – Social Media – Redes Sociais

Numa era cada vez mais social, os negócios devem estar presentes nas redes sociais que sejam uma mais valia para contactarem diretamente com o cliente final.

Posto isto, é importante frisar de antemão que o seu negócio não tem de estar presente em todas as redes sociais, pois poderá não fazer sequer sentido.

Por exemplo um negócio de advocacia não tem interesse em perder tempo a gerir redes sociais como o Pinterest ou o Instagram, contudo o LinkedIn pode ser uma excelente opção.

Algumas das opções que poderá analisar são:

  1. ·         Facebook;
  2. ·         Instagram;
  3. ·         Youtube;
  4. ·         Twitter;
  5. ·         LinkedIn;
  6. ·         Google Plus;
  7. ·          Pinterest;

Deve também definir a hastag do projeto (sim, poderá usá-la em mais locais sem ser o Instagram) e o username das redes sociais deve ser o mesmo associado ao negócio.

3 – Estratégias de marketing de conteúdo e SEO

Pois bem, ter um site, escrever conteúdos para lá colocar e esperar que tudo corra bem, não é de todo uma boa estratégia a adotar se quer realmente promover eficazmente o seu negócio (poderá por exemplo ver no site do Oberlo imensas dicas sobre criação de negócios de raiz).

Se quer ter sucesso é importante saber otimizar os seus conteúdos para SEO (ou seja, realizar a otimização para motores de pesquisa – Search Engine Optimization) e para o fazer corretamente precisa mesmo de estudar e estar sempre atento às novidades.

Relativamente aos conteúdos, é importante ter em conta que não são só os conteúdos escritos que podem realmente ser benéficos para um negócio. Algumas alternativas são:

  1. ·        Artigos;
  2. ·        Imagens;
  3. ·        GIF’s
  4. ·        Áudios ou Podcasts;
  5. ·        Vídeos;
  6. ·        Transmissões em direto;
  7. ·        Case studies;
  8. ·        Infográficos;

Independentemente do tipo de conteúdo que resolver implementar, otimize-o para motores de pesquisa, contudo, crie o mesmo para pessoas (ou seja, o seu consumidor deve ser o primeiro e único foco do seu conteúdo).

4 – Google Marketing

Pois bem, pode parecer estranho mas existe realmente uma estratégia designada por Google Marketing, e a mesma privilegia todas as ferramentas associadas ao próprio Google.

Se não sabe quais as ferramentas que o google tem à sua disposição, frisamos as seguintes:

  1. ·        Google Adwords;
  2. ·        Google Analytics;
  3. ·        Google My Business;
  4. ·        Google Merchant Center;
  5. ·        Google Suits;
  6. ·        Google Docs;
  7. ·        Google Classroom;
  8. ·        Search Engine Optimization;
  9. ·        Google Search console;
  10. ·        Google Trends;
  11. ·        Google Market Finder;
  12. ·        Google Datastudio;
  13. ·        Google Optimize;

Embora deva também implementar estratégias para outros motores de pesquisa, a verdade é que o Google é o maior motor de busca do mundo, e é utilizado por mais de 95% da população.

5 – Invista em Mobile Marketing

Muitos empresários não fazem a mínima ideia de como aproveitar os micro momentos para conseguirem obter a atenção do consumidor.

Seja naqueles segundos em que ele espera pelo autocarro, ou mesmo enquanto para para beber um café na esplanada. Saiba aproveitá-los com estratégias de Mobile Marketing. Algumas opções são:

  1. ·        Site otimizado para mobile;
  2. ·        Criação de apps;
  3. ·        Envio de SMS;
  4. ·        Utilização de QR Code;
  5. ·        Implementação de Realidade Aumentada;
  6. ·        Realização de ações de Realidade Virtual;
  7. ·        Implementação do AMP;

Como vê, estas são apenas 5 estratégias de marketing que poderá implementar no seu site, sendo que cada uma delas tem uma infinidade de opções e alternativas que podem ser analisadas e verificadas.

Susana Almeida, 23/07/2018
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