AGS Water Solutions e o futuro da água no novo documentário da BBC;

AGS Water Solutions e o futuro da água no novo documentário da BBC
Beneath the Surface” é a nova série de documentários sobre o futuro da preservação da água, disponível já online, desenvolvidos pela BBC StoryWorks Commercial Productions em parceria com a IWA (International Water Association), onde destacam alguns dos projetos tecnológicos pioneiros e inovadores mais incríveis no setor da água a nível mundial, tendo como objetivo salvar e proteger este recurso tão precioso.
A AGS Water Solutions é uma das protagonistas desta série documental com o seu projeto de redução de água não faturada na entidade RAJA S.A, entidade responsável pela gestão do serviço de águas da cidade de Constança na Roménia. Constança tem um sistema de condutas de abastecimento de água de 650km e enfrenta problemas como roturas de condutas de água em cada 14 horas e uma quantidade bastante significativa de água não faturada não chega à população devido a estas perdas. É face a este enorme problema que é preciso encontrar métodos que permitam evitar estas roturas e preservar este recurso. A AGS tem assim um papel crucial nesta cidade e um desafio em conseguir detetar o problema para evitar estas perdas de água.

Com um projeto de duração de cinco anos e através de metodologias, software e instalação de equipamentos, permitirá diminuir significativamente a água não faturada, através de várias ações como: medição e controlo de fugas, registo de manutenção, formação técnica, entre outras. Este projeto já é um caso de estudo de sucesso e a AGS acredita que pode reduzir o desperdício de água não faturada nesta cidade cerca de 12%. Sabemos que a água é fundamental para a nossa existência, mas com o aumento da população e as alterações climatéricas a nível global, este recurso é cada vez mais escasso e o planeta enfrenta verdadeiros desafios para conseguir manter e salvar este recurso, não só para “agora”, mas também para gerações futuras. Eis que surge a questão: Afinal o que é que está a ser feito para proteger a água no planeta?

Dada esta importância e urgência em fazer algo e tomar medidas, a BBC StoryWorks Commercial Productions e a IWA, estão empenhadas em partilhar e divulgar projetos de sucesso, em especial os potenciados pela tecnologia, para que numa colaboração global os sistemas e operações se tornem mais eficientes na gestão deste recurso. O episódio com destaque a este caso de sucesso da AGS na Roménia pode ser visto aqui e o documentário na integra, aqui.
Susana Almeida, 29/09/2022
Partilhar
Comentários 0