Black Friday: como destacar o comércio online em 3 passos;

Black Friday: como destacar o comércio online em 3 passos
A tecnológica catalã Vonzu apresenta pontos essenciais para as plataformas de comércio online tirarem o melhor partido desta Black Friday.
A contagem decrescente para a Black Friday já começou e é essencial que todos os negócios estejam preparados para um dos maiores picos de vendas do ano.

Perante o crescimento exponencial do e-commerce a que temos assistido nos últimos anos, resultado da procura por estas plataformas ser cada vez maior, é essencial procurar ferramentas digitais e métodos que permitam posicionar distintamente o negócio no mercado e proporcionar a melhor experiência aos consumidores, sobretudo em épocas mais desafiantes como a que se avizinha.

Como nem só de grandes descontos se faz esta data, a Vonzu apresenta três conselhos para que os negócios e marcas com e-commerce sejam capazes de tirar o melhor partido da sexta-feira mais famosa do ano:

1. Reforçar a gestão de stock: o grande volume de vendas em simultâneo pode transformar o controlo de stocks numa tarefa complicada. Por isso, em primeiro lugar, é essencial que os negócios se antecipem e realizem uma previsão de vendas, bem como um levantamento dos produtos que estarão em promoção e que, à partida, se possam contar entre os mais vendidos. Posteriormente, a gestão de stocks em tempo real é igualmente fundamental. De modo a tornar este processo mais fácil e menos suscetível a erros, a solução passa por apostar numa plataforma de gestão logística ponta-a-ponta, que permita a automatização deste tipo de processos, contribuindo para um melhor controlo de todas as atividades comerciais. Uma melhor gestão traduz-se, frequentemente, em melhores resultados.

2. Apostar no apoio ao cliente personalizado: a crescente competição entre as plataformas de comércio online tem levado a que a personalização e atenção dirigidas a cada cliente sejam pontos fulcrais; isto é especialmente relevante numa época em que tudo se prepara para maior tráfego online, número de vendas, e a provável chegada de novos clientes que procuram riscar das suas listas as compras de Natal. Diferentes clientes têm comportamentos e preferências distintas e, para que estes tenham a melhor experiência de compra, é essencial ter à sua disposição várias opções de apoio, que poderão ir desde um chat a um número de telefone acessível e de rápida resposta, e-mail e até mesmo canais disponíveis nas redes sociais.

3. Otimizar a fase de checkout: são muitos os carrinhos de compras online abandonados após chegar à etapa final. De modo a garantir que os clientes finalizam as suas compras é necessário que os negócios avaliem, frequentemente, a experiência que estão a proporcionar aos seus clientes e procurem detetar e compreender quais estão a ser os entraves à concretização das compras. Poderá ser benéfico adequar os métodos de pagamento disponíveis, dispor de um maior número de idiomas e tornar o processo de login e registo de dados o mais fácil e imediato possível.

No fundo, o foco deverá ser proporcionar aos consumidores a melhor experiência de compra, de modo a contribuir para a sua satisfação e fidelizá-los ao negócio. A Vonzu, tecnológica catalã, pretende descomplicar os setores da logística e retalho e, no presente ano, já ajudou a digitalizar 100 mil entregas para os seus clientes portugueses através da sua plataforma.
Susana Almeida, 28/11/2022
Partilhar
Comentários 0