“Chefs à Pesca” na Praia da Vagueira ;

“Chefs à Pesca” na Praia da Vagueira
APTECE recorda Arte Xávega e promove peixe do litoral de Portugal
21 chefs nacionais e internacionais recuperam tradição antiga de uma pesca artesanal (Arte Xávega) com o auxílio de juntas de bois e pescadores vestidos a rigor, no próximo dia 1 de julho, na Praia da Vagueira, em Aveiro.

Com o objetivo de promover o peixe do litoral português e recuperar a tradição da Arte Xávega que remonta ao século XIX, a Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE) organiza em conjunto com a GestiCook, a terceira edição dos “Chefs à Pesca” no dia 1 de julho, pelas 9h30, na Praia da Vagueira, localizada no distrito de Aveiro. O evento conta com a participação do chef anfitrião Luís Barradas, que juntamente com outros 20 chefs convidados – Bruno Rocha, Catea Gourmon, Christian Santos, Craig Grozier, Daniel Cardoso, David Coelho, Elísio Bernardes, Flávio Sousa, Joe Best, Luca Bordino, Luís Gaspar, Miguel Oliveira, Paulo Matias, Paulo Paiva, Rodrigo Castelo, Rui Monteiro, Samuel Rosa, Tiago Emanuel Santos, Tony Martins e Vasco Coelho Santos, vão preparar no areal da praia diversos tipos de carvão para assar o peixe que pescaram previamente. Esta iniciativa pretende recriar a tradição antiga de uma pesca artesanal, denominada Arte Xávega, que foi recentemente reconhecida como Património Cultural Imaterial de Portugal, pelo seu valor cultural, económico e turístico. Desta forma, vai ser possível observar a recolha de peixe “à moda antiga”, com o auxílio de juntas de bois e pescadores vestidos como antigamente. O evento será ainda o mote para o balanço do projeto Portugal Figura de Proa, da APTECE, que assim encerra um capítulo da promoção da Rota do Peixe Português, iniciativa que levou pelo mundo várias ações de promoção da gastronomia portuguesa, através do nosso peixe, cada vez mais valorizada e promovida junto de quem pretender presenciar uma experiência enriquecedora, totalmente diferente do comum.







Sobre a APTECE:
A Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia – APTECE - pretende promover, preservar e valorizar bons produtos portugueses, bem como experiências únicas a eles associadas, revelando segredos e dando a conhecer a nossa herança. Trata-se de valorizar e promover ingredientes, alimentos e tradições gastronómicas de cada uma das regiões portuguesas, contribuindo para uma prática de cross-selling regional. A APTECE já implementou dois projetos cofinanciados pelo SIAC | COMPETE – “Portugal Exclusivo – Comida com histórias” com missão de preservar o património gastronómico nacional; e “Portugal à Mesa – Portugal Foods by APTECE”. Ainda cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, encontra-se a executar o projeto “ Portugal Figura de Proa” e cofinanciado pelo CENTRO 2020, PORTUGAL 2020 e UNIÃO EUROPEIA, através do FEDER o projeto “ O Centro Faz Bem”. De forma geral, procura promover e criar condições para que a gastronomia nacional e os produtos típicos locais sejam vistos de forma diferente nos mercados internacionais, em alguns casos numa estreita cooperação com outras entidades, como por exemplo a Portugal Foods e InovCluster.
Saiba mais em: http://www.portugal-aptece.com.
Susana Almeida, 27/06/2017
Partilhar
Comentários 0