Circulação automóvel ao fim de semana condicionada nas avenidas atlânticas do Porto;

Covid-19
Circulação automóvel ao fim de semana condicionada nas avenidas atlânticas do Porto
O Município do Porto vai condicionar o acesso automóvel às avenidas atlânticas, nomeadamente às avenidas de Montevideu, do Brasil, de Dom Carlos I e Rua do Coronel Raúl Peres, entre as 14h00 e as 19h00 de sábado e entre as 9h00 e as 19h00 de domingo. A medida entra em vigor já a partir de amanhã (dia 9).
O objetivo da autarquia com a medida é aumentar o distanciamento físico entre os transeuntes pelo alargamento da zona pedonal à faixa de rodagem durante aqueles períodos. A restrição de acesso não se aplica a moradores, transportes públicos, táxis e TVDE, bem como às operações de cargas e descargas/entregas.
Para esse efeito, os condutores devem informar as forças policiais do seu local de residência e/ou motivo da deslocação devidamente enquadrado nas exceções referidas. Caso se venha a manter esta medida por um período mais alargado, a Câmara Municipal do Porto indica que “fornecerá aos moradores credenciais e/ou dísticos que permitam aceder de modo mais rápido e confortável às zonas condicionadas”.
De salienta que , pelo facto da área condicionada passar a funcionar como zona de coexistência, o limite de velocidade passa a ser de 20 km/h, tal como previsto pelo Código da Estrada.
“Com a transição do estado de emergência para a situação de calamidade, e não obstante o facto de este enquadramento ser menos restritivo do que aquele que se encontrava vigente, mantém-se o dever cívico de recolhimento domiciliário bem como da necessidade de se manterem as medidas de distanciamento físico indispensáveis no combate ao contágio e à propagação do vírus sars-cov-2 (Covid -19)”, escreve a nota de imprensa da Câmara Municipal do Porto.

Aquiles Pinto, 08/05/2020
Partilhar
Comentários 0