Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas decorre em Lisboa;

Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas decorre em Lisboa
Congresso decorre em paralelo com a Expondentária.
O 31º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) decorre até sábado dia 19, na FIL, tendo como principal objetivo refletir sobre os desafios e as metas exortados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a saúde oral na próxima década. A temática em debate é a inter-relação da medicina dentária com a saúde geral e com as outras especialidades médicas.
O evento pretende estabelecer pontes entre a saúde oral e as restantes áreas médicas e enquadrar a importância da mesma na saúde sistémica. No entanto, não são esquecidos os grandes temas clássicos da medicina dentária. Vários conferencistas de grande impacto estão a discorrer sobre os diversos temas, sempre numa perspetiva de atualidade e de importância para a profissão. Para além das intervenções de carácter mais técnico e científico, importa destacar temas relevantes para o desenvolvimento da profissão, como as ações judiciais envolvendo a má prática profissional, a introdução da medicina dentária digital ou os seguros, os planos de saúde e as convenções, tendo em conta o superior interesse do paciente.
Os trabalhos do congresso não se esgotam aqui e há lugar à presença de um elevado número de expositores, no âmbito da Expodentária, os quais dão a conhecer os produtos mais recentes no mercado, desde os equipamentos médicos até aos seguros de saúde, passando pela banca. Além disso, são realizados cursos em várias áreas, quer presenciais quer online. Não menos importante é o debate sobre os preços praticados em Portugal, numa altura em que é dramática a diferença que se verifica entre o valor de custo de um dado tratamento e o valor médio pago ao prestador (por exemplo, numa consulta, o valor médio pago ao prestador é quase quatro vezes inferior face ao valor de custo).

Setor interessante do ponto de vista económico

O setor da atividade de “Medicina Dentária e Odontologia” tinha, em 2019, cerca de seis mil empresas, com 17 846 pessoas ao serviço, apresentando um volume de negócios a rondar os mil milhões de euros e um investimento total em ativo de ordem de grandeza similar. Cerca de 33,6% das empresas estavam em operação há menos de cinco anos.
Entre 2015 e 2019, cerca de um quarto das empresas do setor apresentaram resultados líquidos negativos e 12% estavam tecnicamente falidas.
As empresas deste setor apresentavam bons níveis de liquidez em 2019. Em particular, a liquidez geral média messe ano ascende a 2,0,  o que sugere que estas unidades empresariais tinham à data do fecho do balanço duas vezes mais ativo corrente do que passivo corrente. Em termos teóricos, tal configura uma situação de equilíbrio financeiro.
Em média, as empresas da área de “medicina dentária e odontologia” gerem eficazmente os seus prazos de pagamento (37 dias) e recebimento (17 dias).
O setor é claramente relevante do ponto de vista económico. De facto o valor médio de rendibilidade do ativo ascendia a 16,8%, valor máximo da série desde 2015, e que compara com o valor médio nacional de 7,5%. Em média, as empresas de “medicina dentária e odontologia” geraram em 2019 uma rendibilidade dos capitais próprios de 17,7%.






Susana Almeida, 17/11/2022
Partilhar
Comentários 0