A Família Empresária e a partilha de informação;

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES
A Família Empresária e a partilha de informação
À família empresária é comum associar-se uma política deliberada de reduzida partilha de informação, em especial com o meio envolvente.
O estudo da Atrevia (Os valores e a comunicação na empresa familiar) inquiriu os seus participantes relativamente às suas normas de partilha de que informação e com quem.
 
Apesar de se apresentarem 9 tipologias de informação, as respostas relativas à sua partilha com 5 distintos e potenciais destinatários foi muito idêntica:
  • Com os familiares sem os respetivos cônjuges: + 50%
  • Só com acionistas: + de 30%
  • Com os fundadores: + de 10%
  • Com familiares a trabalhar na empresa: próximo de 10%
  • Só com familiares que não trabalhem na empresa: praticamente nenhuma. 
Uma leitura simplificada destes dados parece reforçar o axioma de a família empresária não ser muito aberta a passar informação aos familiares não consanguíneos (cônjuges ou equiparados). Parecendo um paradoxo, nem as oportunidades de trabalho são divulgadas diretamente aos familiares que não trabalham na empresa, apesar de que eles poderiam ser dos principais interessados nessa mesma informação.

A 24/11/2017, a Sonae emitiu um comunicado relativo a “Transação de Dirigente”, remetido à CMVM.
A Sonae informa, ao abrigo do número 8 do artigo 14.º do Regulamento da CMVM n.º 5/2008, que Maria Cláudia Teixeira de Azevedo, membro do Conselho de Administração da Efanor Investimentos, SGPS, S.A., sociedade dominante desta sociedade, comunicou, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248.º-B do Código dos Valores Mobiliários e no número 1 do artigo 14.º do citado Regulamento da CMVM n.º 5/2008, ter alienado, através da sociedade por si dominada Linhacom, SGPS, S.A., no dia 22 de novembro de 2017, 250 000 ações da Sonae – SGPS, S.A.. Esta transação foi realizada dentro do mercado regulamentado (Euronext Lisbon) ao preço unitário médio de J 1,030231. Após esta transação, passam a ser-lhe imputados os direitos de voto relativos à detenção direta de 377 318 ações nesta sociedade, e, nos termos do artigo 20.º do Código dos Valores Mobiliários, à detenção indireta, de 189 314 ações, através da sociedade por si dominada Linhacom, SGPS, S.A.. 

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
www.facebook.com/empresasfamiliaresdesucesso/

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Porto   http://www.efconsulting.pt
 
Partilhar
Comentários 0