Festival do Butelo e das Casulas alia-se ao Carnaval dos Caretos;

Festival do Butelo e das Casulas alia-se ao Carnaval dos Caretos
Presidente da Câmara Municipal de Bragança - Hernâni Dias
Arrancou hoje mais uma edição do Festival do Butelo e das Casulas. Organizado pela Câmara Municipal de Bragança, o evento decorre até domingo e será seguido pelo Carnaval dos Caretos, aliando desta forma a gastronomia e a cultura popular do concelho.
“Acreditamos que este será um bom casamento, isto porque nesta altura do ano recebemos muitas pessoas que nos visitam, especialmente, para comer, e outras que nos procuram especificamente para ver os Caretos. Por isso, este ano procuramos juntar os dois. É uma forma de conciliar duas vertentes numa só iniciativa, para tentar atrair mais visitantes dando o nosso contributo para a dinamização económica do concelho", disse Hernâni Dias.
Lembrando que o festival existe já há sete anos, o presidente da Câmara Municipal de Bragança refere que, desde do primeiro ano, que, tanto a restauração como a hotelaria, “vendem mais”. “Na altura da primeira edição praticamente não se encontrava casulas à venda, porque não havia procura. Hoje, ao longo do ano fazem-se as casulas e preparam-nas para depois as poderem vender nesta altura. Já a restauração não tem mãos a medir e isso mostra que o festival cresceu”, assegura o autarca.
Para além do festival, o município apostou ainda na organização de uma ‘semana gastronómica”, que começou a 22 de fevereiro e que decorre até 5 de março, e que reúne 28 restaurantes do concelho de Bragança que incluíram nas suas ementas 'Butelo com Casulas' (um enchido confecionado com carne de porco com osso, com feijão seco dentro da vagem) e ainda outros pratos da gastronomia local, como o fumeiro, a caça e a posta de vitela à Mirandesa.
Promovido pelo Município de Bragança, em organização conjunta com a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a Confraria do Butelo e da Casula e a Academia Ibérica da Máscara, este evento conta com o apoio de 39 entidades de Portugal e Espanha, assumindo um carácter transfronteiriço. O ‘Festival do Butelo’ decorre entre 1 e 3 de março, numa tenda armada na Praça Camões, onde os 36 expositores presentes vão promover e vender alguns dos melhores produtos da região, desde os enchidos, queijos, azeites, vinhos, cogumelos e doçaria.
Ao longo dos dias do festival chefes como Óscar Geadas, do Restaurante G, que recebeu recentemente uma Estrela Michelin, Luís Portugal, um dos vencedores do Bib Gourmand no Guia Michelin, ou Pedro Jorge, participante no MasterChef Junior Portugal, irão fazer demonstrações de culinária.
A 2 de março, pela primeira vez, realizar-se-á 'o assalto ao fumeiro”, neste caso, ao Butelo, uma encenação que recria uma antiga prática realizada nas aldeias em que grupos de mascarados iam pelas casas provar os enchidos, sem pedir licença.
O Carnaval chega no dia 3, onde se realizará um desfile pelas ruas da cidade com cerca de mil figurantes que envergam fatos e máscaras alusivas à tradição local. A fechar o Carnaval dos Caretos, no dia 6 de março, nas ruas do centro histórico, o Diabo, a Morte e a Censura saem à rua, recriando uma tradição secular.
FERNANDA SILVA TEIXEIRA fernandateixeira@vidaeconomica.pt, 28/02/2019
Partilhar
Comentários 0