Iniciativa Liberal de Argoncilhe debate a “Saúde em Portugal” ;

Iniciativa Liberal de Argoncilhe debate a “Saúde em Portugal”
A Iniciativa Liberal de Argoncilhe organizou, no passado sábado, dia 7 de dezembro, um colóquio sobre a “Saúde em Portugal”, no Auditório da Junta de Freguesia de Argoncilhe, que contou com a presença de diversos intervenientes e profissionais do setor.  O debate foi aberto à população com o intuito de ouvir e partilhar os anseios, dificuldades e opiniões dos cidadãos sobre a matéria.
Das diversas intervenções ressaltou a evidência de que há uma crise na saúde em Portugal que está a atingir setores muito críticos como as urgências e emergências médicas, e que afeta todos, desde os cuidados primários à população até aos profissionais de saúde que trabalham com recursos parcos. Salientou-se ainda o problema da polimedicação, ou toma excessiva de medicamentos, e a política do medicamento no país, realçando que Portugal está entre os países que mais desperdiçam na medicação.
 
Ao longo de cinco horas foram ainda debatidos temas como o alargamento da ADSE, controlo de gestão, setor público e setor privado, educação para a saúde, segurança no trabalho e fiscalização, na ótica de melhorar os serviços.
 
O painel de oradores foi composto por António Lúcio Baptista, médico especialista em cirurgia cardiotorácica, João Monteiro, coordenador de formação da saúde, Jorge de Sá Peliteiro, diretor técnico de laboratório, pelos enfermeiros Joana Pereira e Roberto Neto e Vera Sá, médica de Medicina Geral e Familiar.
Susana Almeida, 16/12/2019
Partilhar
Comentários 0