AS NOVAS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS E O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO;

AS NOVAS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS E O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
As tendências tecnológicas estão intrinsecamente ligadas ao desenvolvimento económico e impactam o dia-a-dia de qualquer pessoa ou organização. Esta evolução permite que haja lugar à criação de novas metodologias de trabalho.

Importa perceber de que forma é que as tendências tecnológicas impactam o dia-a-dia das empresas e das pessoas. As vantagens imediatas passam por permitir aceder à informação que necessitamos em qualquer lugar e de forma imediata.
Este facto tem vantagens inegáveis para qualquer pessoa ou empresa. É neste âmbito que surgem as novas tendências tecnológicas. Sabe, no entanto, a forma como estas tendências o podem ajudar ou à sua empresa?

Internet das Coisas (IoT), Cloud ou a Mobilidade são termos que certamente não lhe são estranhos. As tendências tecnológicas desempenham um papel fundamental nas empresas que é o da desmaterialização. Há, desta forma, lugar a claros benefícios para as empresas como o aumento da produtividade, eficiência e o aumento do número de tarefas executadas por cada colaborador (1). As tendências tecnológicas são, portanto, um fator de enorme peso na estratégia de qualquer organização.

Não estamos, contudo, a mencionar a base desta evolução: o digital. É uma realidade que atualmente é o centro do crescimento organizacional. O digital vem assim abrir inúmeras possibilidades a qualquer organização. Destas destacaria duas em particular: a Cloud e a Mobilidade.

A Cloud tem inúmeras vantagens (2) e, num ambiente empresarial, separaríamos as infinitas possibilidades que oferece a qualquer empresa ao nível do armazenamento. Esta tendência tecnológica vem permitir às empresas uma substancial redução dos custos associado a uma segurança que estas entidades não conseguem garantir. Através desta tecnologia as empresas passam a ter armazenamento quase ilimitado e uma robustez sem paralelo.

A Cloud proporciona ainda a existência de uma nova realidade no ambiente empresarial que é a Mobilidade. Esta tendência tecnológica, cada vez mais relevante a nível mundial, vem revolucionar (3) o posto de trabalho já que permite que não haja uma obrigatoriedade de ter um posto fixo proporcionando um aumento da produtividade e disponibilidade dos colaboradores. E a sua organização? Já aderiu às novas tendências tecnológicas?

_______________________

1 | The Advantages of New Technology for Businesses - http://smallbusiness.chron.com/advantages-new-technology-businesses-4047.html
2 | Cloud Computing – Is it Really All That Beneficial? - http://mobiledevices.about.com/od/additionalresources/a/Cloud-Computing-Is-It-Really-All-That-Beneficial.htm
3 | 10 advantages of focusing enterprise mobility on frontline workers - http://digitalworkplacegroup.com/2014/04/08/10-advantages-enterprise-mobility-frontline-workers/
Por João Moreira, PCA da Ábaco-Consultores, 16/05/2016
Partilhar
Comentários 0