Os grandes desafios da empresa familiar;

Reflexões sobre Empresas Familiares
Os grandes desafios da empresa familiar
A relevância dos negócios familiares é inquestionável, pelo que tudo o que possa ser feito para assegurar a sua continuidade acabará por ter impacto significativo em toda a sua envolvência.
Como qualquer outra entidade, a empresa familiar concorre no mercado em igualdade de circunstâncias com as suas congéneres. Isto significa que, no mínimo, tem de ser tão competitiva como elas e, idealmente, uma líder ou referência no sua atividade ou área de atuação.
As suas caraterísticas de ligação a uma ou mais famílias podem fornecer-lhe vantagens comparativas; contudo, essa mesma conexão também pode ser fonte de fragilidades que, se não forem devidamente previstas e acauteladas, poderão tornar-se em aceleradores do seu término.
O estudo da Edelman, que tem servido de base a estas reflexões sobre empresas familiares, questionou os inquiridos sobre quais consideravam ser os principais desafios que estas entidades tem de enfrentar.
As respostas foram muito claras e homogéneas: os grandes desafios que os negócios familiares enfrentam, em algum momento da sua vida, podem ser sintetizados em quatro:
1. Planificação da sucessão – preparar a próxima geração para a sua continuidade,
2. Profissionalização da equipa de gestão – criar uma boa equipa para condução do negócio,
3. Investimento em I+D – apostar na inovação contínua,
4. Separação da propriedade da gestão – consciencializar os proprietários que esta sua caraterística não implica ter de ser gestor da empresa.
Como esta temática é deveras relevante e crucial para a sobrevivência das empresas familiares, iremos dedicar os próximos artigos a cada uma delas.

Temas para reflexão:
• Estes são os desafios que também enfrentaremos?
• Não? O que nos diferencia assim tanto das outras empresas familiares?
• Como nos vamos preparar para os ultrapassar com sucesso?

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.es
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
https://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto   www.efconsulting.pt
 
Partilhar
Comentários 0