Competências de um líder: paciência;

Reflexões sobre Empresas Familiares
Competências de um líder: paciência
Liderar uma empresa é uma tarefa que uma grande maioria gostaríamos de concretizar.

Olhamos à nossa volta e verificamos que facilmente assumiríamos o leme de muitos dos negócios com os quais nos cruzamos no nosso dia – o do café onde tomamos o pequeno-almoço que nem sempre tem a mesa limpa como deveria ser; o do transporte público que nunca chega a horas; o do restaurante que sempre tarda a trazer a conta; etc. e com uma enorme vantagem: faríamos bem melhor do que aquelas pessoas que agora os dirigem.
Mas para o concretizar, com relativo sucesso, uma das caraterísticas essenciais é a PACIÊNCIA.
  1. Quando se tem uma “ideia genial” é necessária paciência para analisar com mais detalhe alguns pontos que podem ser cruciais à decisão de arranque efetiva da mesma;
  2. Quando se arranca com o negócio, é necessária paciência para conseguir ultrapassar toda a carga burocrática inerente à sua concretização;
  3. Quando as portas abrem, é necessária paciência para percecionar as potenciais necessidades de cada cliente;
  4. Quando a venda se concretiza, é necessária paciência com os fornecedores que não cumprem com os prazos acordados;
  5. Quando menos esperamos é necessária paciência para perceber e responder às solicitações de todas as entidades públicas que nos consomem o tempo que deveria ser dedicado a trabalhar;
Com paciência iremos singrar e desenvolver o negócio que, ao sobreviver ao longo dos tempos, nos irá confrontar com potenciais futuros líderes que estão desejosos e impacientes por assumirem a liderança da empresa.

 

Manuel Ferreira fundou a Larforma em 1980, com o objetivo de fazer algo de diferente no mobiliário de decoração de interiores. Nos dias de hoje possui uma marca de excelência no design e qualidade de mobiliário, criando peças cujo preço pode ser bem superior às dezenas de milhares de euros.
Mas chegar a este patamar de reconhecimento não foi nada fácil - estar radicado em Vila Nova de Gaia e em Portugal implica um significativo custo de contexto, como costuma referir o fundador da empresa “uma marca quando nasce italiana está condenada ao sucesso, quando nasce portuguesa tem de partir muita pedra.”
Mas paciência e resiliência são caraterísticas de Manuel Ferreira, pelo que não é de admirar que possua clientes de grande nome da decoração nacional e internacional, bem como reconhecidas marcas de cadeias de hotéis de cinco estrelas. Uma das suas particularidades manifesta-se quando é desafiado a fazer algo que é “impossível” – gosta de encontrar uma solução e, até à data, tudo se tem concretizado.
Ao trabalhar muito para o mercado de exportação, a crise do início do final da 1ª década deste século levou-o a refletir numa abordagem distinta ao mercado português, concebendo e lançando o projeto da Porto Work para atacar o mercado interno.  
Apesar do enorme sucesso e mais de 50 anos de experiência empresarial, a sua paixão pelo estudo levou-o a matricular-se numa licenciatura em Marketing, pois considera que necessitava de saber comunicar e vender melhor.


Temas para reflexão:
• Estamos disponíveis para abraçar desafios difíceis?
• Temos a paciência e capacidade de resistência para enfrentar as naturais adversidades?
• Como nos podemos preparar para identificar e preparar melhor o futuro?

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto   www.efconsulting.pt
 

Partilhar
Comentários 0