A família empresária possui uma Assembleia de Família;

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES
A família empresária possui uma Assembleia de Família
Tal como os sócios duma empresa possuem as Assembleias de Sócios para decidirem sobre os principais assuntos da sociedade, as Famílias Empresárias podem constituir uma Assembleia Familiar. 
O princípio subjacente a este órgão é o de a família se organizar, para tratar dos interesses relacionados com a sua particularidade de estar associada a negócios familiares e, assim, libertar os almoços de família os encontros comemorativos de aniversários ou outros eventos típicos das famílias do quase único “prato principal” que costuma ser o monopólio das conversas: a empresa.

Retirar do menu o tema do negócio familiar é um excelente hábito, pois evita que potenciais debates mais acalorados possam causar algum mal-estar, princípios de indigestão ou, em situações mais limite, a ida para casa mais cedo por parte de alguns dos membros da família (e, nos casos extremos, até desejos de nunca mais voltar àquele local...).

O estudo da Atrevia (“Os valores e a comunicação na empresa familiar”) constatou, nas entidades que participaram no seu inquérito, o seguinte relativamente à Assembleia de Família:

  • 39% já a têm implementada,

  • 12% está em processo de desenvolvimento,

  • 49% não possuem.

Assumindo-se como o principal espaço de passagem de informação homogénea a todos os participantes, bem como o plenário onde toda a família pode ter voz ativa, independentemente de trabalhar na empresa ou ser seu acionista, a Assembleia deve ser reconhecidamente o principal órgão de dinamização da família empresária e, como tal, imprescindível nas empresas familiares.


O Grupo Codorníu Raventós é considerada a empresa familiar mais antiga de Espanha. A sua história começou com uma pequena vinha que cresceu exponencialmente até alcançar a 15ª geração familiar, representada pela presidente do grupo María del Mar Raventós.

A família é formada por 577 pessoas (dos quais 138 são cônjuges) e o protocolo familiar decreta que só podem coexistir na empresa 4 pessoas da família. Contudo, como ponto de ligação, possuem um portal que é um repositório de:

  • árvore genealógica e fotografias,
  • informação corporativa como os balanços, estratégia da empresa, estatutos sociais e regulamentos do Conselho de Administração,
  • notícias e loja online.

Uma vez por ano, realizam uma assembleia familiar que serve para os membros se relacionarem de uma forma lúdica e, ao mesmo tempo, conhecer aspetos do negócio, provar os vinhos e espumantes, aumentar o espírito de pertença e conhecerem os novos membros.

Nos anos terminados em 0 e 5 fazem uma festa nas caves Codorníu, onde estreia o anúncio publicitário do ano seguinte e tiram a foto de família – em 2010 estiveram presentes 525 familiares pertencentes a 4 gerações!

Quando nasce um novo membro na família, é batizado com água, mas dá-se-lhe uma colher de espumante. 

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Porto   http://www.efconsulting.pt
 
 
Partilhar
Comentários 0