Registo de profissionais do setor da construção na plataforma Habitissimo disparou com a pandemia;

Aposta na digitalização do setor
Registo de profissionais do setor da construção na plataforma Habitissimo disparou com a pandemia
“O mercado precisava de uma ferramenta que aliasse simplicidade e funcionalidade a bons resultados, que ajudassem a fidelizar, substituíssem a referenciação ‘boca a boca’”, considera Ariel Quintana.
O Habitissimo – solução digital que faz a ponte entre clientes, sejam eles particulares ou empresas/negócios, e profissionais do setor da construção e obras -  tem atualmente mais de um milhão de empresas registadas globalmente e em Portugal um pouco mais de 33 mil profissionais em 47 categorias de serviços, sendo que o top-5 abarca a construção de casas, a carpintaria e marcenaria, a remodelação de casas, a caixilharia e a pintura, referiu ao “Imobiliário”, Ariel Quintana, Country Manager para Portugal, Brasil e Chile.
 
“Encontrámos um potencial muito interessante em Portugal, principalmente por via dos profissionais, que têm um grau de qualificação elevado e um sentido de dedicação forte ao serviço prestado com qualidade. No início da pandemia não podíamos prever a reação do setor, mas, com o passar do tempo, fomo-nos apercebendo de que as pessoas assumiram a necessidade de isolamento (para muitos, em regime de teletrabalho) como uma oportunidade para investirem nas suas casas, torná-las mais seguras, sustentáveis e aconchegantes”, destaca o responsável.  
Aliás, o registo de profissionais do setor da construção na plataforma Habitissimo cresceu um total de 40% nos dois meses de pico da pandemia, revelam dados da solução que chegou a Portugal para impulsionar a tendência de digitalização do setor.
 
Apostar no online para fazer face à crise
De acordo com Ariel Quintana, para além das vantagens que oferecem aos particulares, também os profissionais do setor viram na Habitissimo uma forma de fazerem face à crise, para melhorarem a sua presença online e encontrarem trabalhos de forma remota. “Os profissionais independentes (que normalmente trabalham sozinhos) demonstraram mais dificuldades do que as empresas, por falta de reservas financeiras, mas também pela informalidade das próprias estruturas, que não garantiam os serviços em plena pandemia. No caso das obras que foram adiadas, por exemplo, recebemos relatos de dificuldades de contacto dos profissionais com os particulares, por telefone e mesmo e-mail, o que nos levou a implementar algumas adaptações específicas”, destaca.
Em relação às mais-valias para os profissionais, o mercado precisava de uma ferramenta que aliasse simplicidade e funcionalidade a bons resultados, que ajudassem a fidelizar, substituíssem a referenciação ‘boca a boca’ e contribuíssem até para uma imagem mais positiva do setor – acreditamos que a Habitissimo é essa ferramenta. 
Registo de cliente é simples
À semelhança do que acontece com o registo do cliente que procura um orçamento, o processo de registo do profissional no Habitissimo é muito simples: depois de responder a um conjunto de perguntas iniciais (dados pessoais, dimensão do negócio, áreas de especialidade na construção), é sugerida uma zona de perfil que o profissional deve aproveitar para completar ao máximo, nomeadamente com fotografias de projetos realizados, uma vez que esta será a informação disponibilizada no diretório.
“Qualquer profissional ou empresa pode anunciar os seus serviços de forma gratuita no Habitissimo, por via do referido perfil. Adicionalmente, algumas destas empresas decidem aparecer de forma destacada no portal, mediante a subscrição de um pack profissional e, para estes, disponibilizamos os chamados selos de confiança, que incluem as opções ‘Empresa Certificada’, ‘Empresa/Profissional Verificado’, ‘Ordem dos Arquitetos’, ‘Ordem dos Engenheiros’, entre outras”, acrescenta o responsável.
A receita da Habitissimo advém, em exclusivo, do acordo com os profissionais. Uma vez registado, o profissional que subscreve o pack profissional vê o seu negócio destacado no diretório de empresas e compra os dados de contacto de clientes potenciais. Não existe qualquer custo associado ao pedido de orçamento para o cliente final; apenas o do serviço realizado pelo valor acordado com o profissional. 
Susana Almeida, 10/07/2020
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