Os SETE – espaço a bordo, conforto, comportamento, qualidade, consumos, espaço e versatilidade;

Ensaio: VW Tiguan Allspace 2.0 tdi 150CV
Os SETE – espaço a bordo, conforto, comportamento, qualidade, consumos, espaço e versatilidade
O segmento dos SUV é, aos dias de hoje, cada vez mais popular e, no caso da VW, esta apresenta uma vasta oferta em toda a sua gama, desde o T-Cross, Taigo, T-Roc, Tiguan e Tiguan Allspace.
Com esta oferta torna-se difícil não encontrar um modelo que sirva para o efeito pretendido pelo cliente. O modelo em ensaio é o único SUV da marca com capacidade (e espaço) para 7 lugares, com a vantagem de ser classe 1 nas portagens e tal como é apanágio dos modelos da marca com este motor diesel de 150Cv com caixa DSG de 7 velocidades, com consumos de 6,3litros.
Em termos estéticos, difere ligeiramente do Tiguan “normal” e, nesta versão R Design, além de apresentar o desenho da marca que considero sóbrio e atraente, baseia-se num traço minimalista que aprecio nalguns alemães, com acessórios como pára-choques mais alargados e robustos que lhe conferem uma desportividade assinalável.
No interior, tipicamente VW – traço minimalista e sóbrio (de novo) – com um tablier com bons materiais moles ao tato, porta-objecos no topo do tablier e no tejadilho (2), ecrã central embutido no tablier. Os botões, tanto do ecrã central como no volante, são sensitivos, o que, por vezes, exige habituação.
Em termos de espaço e conforto, nada a referir, bem pelo contrário. Amplo espaço interior à frente, com bancos confortáveis e munidos de bom apoio lateral.
Atrás temos também três bancos que permitem a regulação das costas, em inclinação e em profundidade (onde conseguimos com isto, aumentar em muito, o espaço para a 3ª fila de bancos) . Esta 3ª fila de bancos é igual para todas as marcas, apresentando um espaço mais reduzido e com menor conforto face aos restantes.
E em estrada?
Bom, quis o acaso que tivesse de usar o Tiguan Allspace na baixa de Lisboa e a sua utilização é fácil e prática, com as assistências que o modelo possui, desde os sensores à câmara de estacionamento, ao sensor de angulo morto, à caixa automática. A única dificuldade advém somente da possibilidade de utilização de alguns lugares de estacionamento, onde o comprimento do mesmo lhe dificulta o encontrar um lugar à sua medida.
Mas é na estrada que ele encontra o seu espaço e, mais uma vez, faz valer a sua proveniência alemã, onde o conforto se faz através de uma suspensão mais firme que, neste caso com as JLL de 20”, se nota mais em piso degradado.
O Allspace é um modelo muito previsível, com bom comportamento em curva (podendo alterar os modos de condução para mais ou menos reativos), e seguro, com uma boa capacidade de travagem.
Os 150Cv do seu motor e as quase 2 toneladas tornam-no um modelo familiar, ao invés de um “desportivo”, mas cumpre a sua missão com eficiência, sendo que o condutor pode sempre utilizar as patilhas no volante ou mudar a caixa do modo D para S (sport) em caso de necessidade.
Diria que as vantagens do Allspace face aos restantes modelos SUV da marca se centram no facto de ter 7 lugares, ser classe 1, possuir materiais de grande qualidade, com consumos reduzidos, bom comportamento e muito espaço a bordo. Tudo isto num modelo que se apresenta com um valor de 48.000 euros.





Jorge KM Farromba (Jorgefarromba@gmail.com), 12/05/2022
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