Boas práticas de gestão criam mais valor e confiança;

Empresas partilham experiências no Encontro de Outono Sharing Knowledge
Boas práticas de gestão criam mais valor e confiança
Os Encontros da Primavera e do Outono – sessões muito especiais de partilha e discussão à a volta de temas de referência e da maior atualidade – são dois momentos de referência anual para o Grupo Sharing Knowledge. O Encontro da Primavera realizou-se no Convento da Arrábida e a discussão foi muito a volta dos desafios que o digital e a sustentabilidade vão ter para a economia e a sociedade.
O Encontro de Outono, realizado há dias  nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia, centrou-se numa reflexão e discussão à volta do tema da criação de mais valor com mais confiança, onde os CEO da Sogrape, Fernando Guedes, das Águas de Portugal, José Furtado, e da Bosch em Portugal, Carlos Ribas, apresentaram  a sua visão sobre o tema a partir da experiência das suas organizações.

Sogrape – um compromisso com o propósito
O primeiro momento deste Encontro de Outono teve como orador o CEO da Sogrape, Fernando Guedes, que centrou a sua intervenção na importância de as organizações terem um compromisso com o propósito. A Sogrape, maior empresa nacional na área dos vinhos e que tem feito um percurso exemplar em termos de organização interna e ligação estratégica aos diferentes mercados, tem uma aposta muito clara, como muito bem defendeu o seu CEO: ser uma empresa familiar focada numa agenda de felicidade e qualidade em termos  globais e que seja facilmente percecionada pelas suas equipas internas e por todos os seus “stakeholders”. O lema da empresa – ser a melhor empresa de vinhos do mundo em termos  do sentido da relação de confiança com os seus clientes – faz mover a dinâmica operacional de todos os que acreditam que Sograpiness, mais do que um lema, é uma forma de estar  no negócio e na vida com um verdadeiro sentido de propósito, como muito bem destacou no seu comentário António Brochado Correia (PwC).

Águas de Portugal – uma identidade assente na confiança
O segundo momento do Encontro teve como orador o CEO das Águas de Portugal, José Furtado, que apresentou de forma muito prática a evolução que a gestão desse recurso estratégico que é a água tem tido nos últimos anos e os desafios que se colocam no futuro num contexto de incerteza e escassez. A melhor integração entre os diferentes sistemas intervenientes na cadeia de valor de gestão da água e a aposta num modelo de governance centrado na monitorização participada de impactos e resultados são desafios que a gestão das Águas de Portugal tem levado a efeito nos anos mais recentes. Digital e sustentabilidade são palavras chave desta nova agenda centrada na circularidade e em que a água e a energia coexistem de forma a responder com confiança e identidade às expectativas da comunidade, conforme reforçou também Luísa Correia (UCP).

Bosch – uma Agenda Global de Inovação
O terceiro e último momento do encontro teve como centro o CEO da Bosch em Portugal, Carlos Ribas, que demonstrou como esta multinacional alemã aposta de forma muito consistente na inovação como a chave para o seu sucesso de implantação nos mercados internacionais. A partir do exemplo da unidade de Braga, onde tem uma atuação operacional mais direta, este gestor, que viveu mais de metade da sua vida fora de Portugal demonstrou, com o exemplo da parceria realizada com a Universidade do Minho e centros de competência associados, o sucesso conseguido no desenvolvimento de novos produtos e serviços para a indústria automóvel. Os novos desafios da mobilidade representam um grande desafio para a economia e sociedade e o contributo destas soluções de nova geração será cada vez mais relevante. Como reiterou João Pacheco Castro (Eurogroup), são cada vez mais exemplos como este que serão decisivos para a reconfiguração estratégica da nossa economia no futuro.

Partilhar para criar mais valor
O grau de incerteza e complexidade que estamos a viver nestes tempos implica que as empresas, os seus gestores, as suas equipas e todos os seus parceiros tenham um novo contrato de confiança que permita criar mais valor estratégico e dar um sentido de mudança ao futuro. Paulo Simões (Egon Zehnder) – que sintetizou no final a sessão – reforçou o exemplo destas três boas práticas na criação de um contexto de confiança, que, como no início tinha destacado o promotor da iniciativa, Francisco Jaime Quesado, é o ponto de partida e de chegada de um novo compromisso com o futuro.
O Grupo de Partilha Sharing Knowledge, que integra cerca de 280 gestores, académicos e outros especialistas, foi criado pelo economista e gestor Francisco Jaime Quesado no início da pandemia, para manter vivo o espírito de  articulação e cooperação entre este conjunto de pessoas. Para além da partilha diária de muita informação e conhecimento, sempre útil  para acompanhar as  grandes  tendências a nível nacional e internacional, este grupo  organizou já nestes mais de dois anos e meio de atividade um conjunto de Smart Discussions on line com convidados de referência: dois dos últimos  foram os conhecidos e reputados jornalistas do “Financial Times” Martin Wolf e Simon Kuper.
Susana Almeida, 25/11/2022
Partilhar
Comentários 0