Toyota Bz4x com visual arrojado e futurista;

Ensaio – um volante e 4 rodas
Toyota Bz4x com visual arrojado e futurista
A Toyota, com o seu SUV, inaugura uma nova tendência na indústria automóvel onde a coluna de direção deixa de ter qualquer ligação às rodas, sendo a ligação efetuada somente através de impulsos elétricos “by wire” quando com a utilização do volante OMG, tipo manche de avião.
O que nos foi disponibilizado na apresentação tem direção assistida elétrica convencional.
Desta vez, o meu ensaio foi demasiado curto, pois, por questões profissionais, só o pude ensaiar no final do dia, e por breves momentos
Exteriormente, o Toyota segue a mesma linhagem da sua marca, embora aqui com um visual mais arrojado e futurista, onde a dianteira não apresenta a tradicional rede de admissão de ar (somente uma mais pequena na zona inferior do párachoques).
Interiormente, o modelo segue a mesma abordagem futurista do exterior, onde o destaque vai para o grande ecrã central, para a interpretação do volante que, em conjunto com o painel de instrumentos, me faz recordar um cockpit de um avião.
Trata-se do primeiro Toyota com plataforma dedicada para elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicles) e o primeiro SUV a abraçar esta tecnologia, da nova  sub- marca Toyota bZ – “beyond Zero”
Este SUV revela-se confortável, espaçoso e tem disponível um novo sistema de tração às quatro rodas e foi desenvolvido a partir de “uma folha branca” especificamente para ser um elétrico a bateria.
De notar também que este é o primeiro modelo construído sobre a plataforma dedicada para BEV e com base na filosofia e-TNGA, desenvolvido em conjunto pela Subaru e Toyota, onde  a bateria é parte integral do chassis, por baixo do piso do veículo, o que oferece os benefícios fundamentais de um baixo centro de gravidade, excelente equilíbrio de massas entre a frente e traseira e elevada rigidez da carroçaria, para excelente segurança, condução e desempenho.
Segundo a marca, mesmo após 10 anos de condução, espera-se que a bateria ainda opere a 90% da performance original, bateria que, totalmente carregada, tem uma  autonomia esperada de mais de 450 km (bem como recursos de tecnologia, incluído um teto com painel solar que ajuda a carregar a bateria enquanto é conduzido ou quando estacionado?
O bZ4X possui uma versão com tração dianteira e é alimentado por um motor elétrico de alto rendimento com 150 kW que produz 204 cv e um modelo com tração às 4 rodas com uma potência 217,5 cv, com a opção de “condução com pedal único” permitindo um aumento de regeneração de energia.

E em estrada?
No curto ensaio, deu para entender a nova abordagem da marca ao conceito elétrico, já comum em muitas outras marcas.
Trata-se de um veículo bastante competente, calibrado para ser confortável e no curto ensaio ficou a noção de que muitas das imperfeições da estrada são bem filtradas pelo sistema.
O comportamento afigurou-se competente, a qualidade dos materiais idem, bem como o conforto proporcionado pelos bancos. Fazer menção, por ser justo, à facilidade de condução – ou seja – não se trata de um veículo que necessitamos aprender para o utilizar, mas, pelo contrário, é intuitivo na sua utilização.
Preço final de 52.000 euros até 62.990 euros com garantia de bateria até 10 anos ou com 1 milhão de KM renovável anualmente com check-up de manutenção.






Jorge KM Farromba (https://pt.linkedin.com/in/jorgefarromba Jorgefarromba@gmail.com), 09/12/2022
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