“Renting automóvel é um aliado das empresas e dos particulares”;

Nuno Jacinto, diretor comercial da ALD Automotive, afirma
“Renting automóvel é um aliado das empresas e dos particulares”
"Muito breve, temos o objetivo final de disponibilizar uma oferta elétrica global e abrangente", afirma Nuno Jacinto
A ALD Automotive Portugal celebra 30 anos de presença no país. O número recorde de encomendas em carteira é a prova de que o objetivo de crescimento está alcançado.
Para Nuno Jacinto, diretor comercial da ALD Automotive, “o renting automóvel é hoje um aliado das empresas e também dos particulares”. Apesar de estes dois segmentos “poderem representar maiores taxas de crescimento, continuaremos a apostar num crescimento transversal em todos os segmentos de mercado”.
Vida Económica – Como está a decorrer o ano para a ALD Automotive em termos de atividade e resultados e quais as expetativas até final de 2022?
Nuno Jacinto -
Em termos de atividade, apesar da expectativa inicial de que a situação das interrupções de fornecimento, que originaram dificuldades reais nas encomendas e entregas, começasse a estabilizar no final de 2022, o mesmo não se verificou. E se, por um lado, o panorama da pandemia está mais estável, há a dificuldade resultante do conflito existente que se mantém e que continuará a trazer condicionantes na entrega de componentes para veículos novos.
É de realçar que o Grupo ALD Automotive tem tido a capacidade de dar resposta a estes desafios, num desempenho excecional, comprovado pela apresentação de excelentes resultados após o 3º trimestre de 2022, fruto de um forte crescimento de frota e de margens, e impulsionados pela exponencial procura de veículos usados. Mais informações no comunicado oficial - resultados do Q3:QUARTERLY FINANCIAL INFORMATION ALD reports third quarter and nine months 2022 results - News | ALD Automotive
Na ALD Automotive Portugal, reflete-se o mesmo comportamento. Celebramos este ano 30 anos de presença no país, alcançando o nosso objetivo de crescimento. Prova disso é o número recorde de encomendas em carteira da ALD Automotive Portugal.

VE – De que forma a conjuntura atual, marcada por uma forte pressão inflacionista, se tem refletido não só sobre a atividade do setor mas também da própria empresa?
NJ -
São muitos os desafios que se colocam às gestoras de frota no ambiente geopolítico e macroeconómico atual. O que podemos afirmar é que a nível macroeconómico, o renting pode ser o produto estrela para contrariar este panorama e trazer a estabilidade necessária aos nossos clientes, num cenário de abrandamento económico. O conceito de longo prazo dos contratos, as rendas mensais fixas e a assunção do risco pelas gestoras permitem mitigar as oscilações repentinas nos preços, quebrando alguns dos efeitos da inflação.

VE – Considera o renting um impulsionador da mobilidade elétrica e das novas tecnologias? Que soluções tem a este nível a ALD Automotive?
NJ -
O renting tem um papel impulsionador muito forte nas duas vertentes, crucial na:
- incorporação de novas tecnologias de veículos sem risco associado, com maior evidência ainda em momentos de incerteza. O risco fica do lado da gestora de frotas;
- disponibilização de soluções de mobilidade eficientes e customizadas, ajustáveis à maior flexibilidade necessária nesta nova realidade;
- consultoria permanente e apoio na qualidade dos serviços.
Quanto a soluções, definimos um ciclo de desenvolvimento que começa pela consultoria inicial, através de ferramentas internas de TCO que desenham a combinação ideal das motorizações e da conjugação dos diferentes serviços de mobilidade. Aqui surgem soluções sustentáveis e diferenciadoras, como é o caso do ALD e-switch, exclusivo para contratos de veículos 100% elétricos. Muito breve, temos o objetivo final de disponibilizar uma oferta elétrica global e abrangente, que permitirá ao Cliente usufruir de todos os serviços necessários à mobilidade elétrica, incluídos num só contrato celebrado com a ALD Automotive.

Aposta num crescimento transversal
VE – As PME e os particulares são segmentos estratégicos para a ALD Automotive? Que peso têm na carteira de clientes atual e que evolução futura é esperada?
NJ -
O renting automóvel é hoje um aliado das empresas e também dos particulares. É já uma certeza o crescente interesse e procura pelo renting por parte dos particulares, algo facilmente comprovado pela evolução do número de “leads”, bem como de novos processos e clientes. No entanto, e apesar de as PME e particulares poderem representar maiores taxas de crescimento, continuaremos a apostar num crescimento transversal em todos os segmentos de mercado. Estamos muito bem preparados para esse acompanhamento, através das nossas várias equipas – umas que acompanham de forma direta os nossos clientes e outras que acompanham os nossos parceiros e que nos permitem estar presentes em muitas outras oportunidades e segmentos de clientes.

VE -  Como encaram o renting de usados?
NJ -
Soluções de mobilidade customizadas e que assegurem a flexibilidade necessária nesta nova realidade, como o renting de usados – ALD 2Life –, têm motivado um grande interesse por parte dos nossos clientes. O mercado de usados tem registado muita procura, justificado pela redução da oferta de veículos novos, devido à escassez de semicondutores, e pelas excelentes plataformas de ofertas e remarketing digital disponibilizadas pela ALD Automotive.

Desafio da sustentabilidade
VE – A sustentabilidade está cada vez mais na ordem do dia. É também um desafio para a ALD Automotive?
NJ -
A sustentabilidade é um desafio para todos e as gestoras têm um papel preponderante na promoção ativa de um melhor desempenho ambiental da atividade de renting.
Internamente e como prova do nosso compromisso e foco no desenvolvimento da mobilidade sustentável, e refletindo a nossa posição como ator chave para a transição energética no panorama da mobilidade em Portugal, já em 2022 certificámos o nosso Sistema de Gestão Ambiental na norma internacional ISO 14001 e obtivemos a distinção “Platina” em Responsabilidade Social Empresarial (RSE), que nos faz alcançar o topo das 1% melhores empresas do setor avaliadas pela EcoVadis.
Externamente, outro dos desafios, e esse bastante mais amplo, passa por desenvolver convenientemente todo o ecossistema da mobilidade elétrica no nosso país, e que inclui também a qualidade da infraestrutura e uma experiência de tarifação mais simples e transparente, e em simultâneo a responsabilidade de traduzir estes objetivos de sustentabilidade numa real redução das emissões de CO2, definindo o melhor caminho para a eficiência energética de futuro.
VÍRGILIO FERREIRA (virgilioferreira@grupovidaeconomica.pt), 18/11/2022
Partilhar
Comentários 0