Santander nomeia António Simões responsável regional para a Europa;

Banca
Santander nomeia António Simões responsável regional para a Europa
O Banco Santander anunciou esta terça-feira a nomeação de António Simões como responsável regional para a Europa. O gestor português ingressará no banco a 1 de setembro, sujeito à aprovação das autoridades reguladoras, e reportará ao administrador delegado do grupo, José Antonio Álvarez. O executivo português, que chega ao banco espanhol oriundo do HSBC, ocupará o lugar deixado por Gerry Byrne, que decidiu reformar-se no início de 2021, após uma carreira de quase 50 anos no setor bancário.
 


Simões fará parte do comité de gestão do grupo e terá responsabilidade administrativa e de supervisão dos negócios na Europa. Também vai liderar a área comercial e de retalho e a ele reportarão os "country-heads" de Portugal, Espanha, Reino Unido e Polónia, que continuarão a atuar como os principais representantes do grupo nos respetivos mercados. Será ainda co-responsável na Europa pela área de Corporate & Investment Banking, Wealth Management & Insurance, juntamente com os responsáveis globais.

Fará parte do comité de gestão do grupo e terá responsabilidade administrativa e de supervisão dos negócios na Europa. Também vai liderar a área comercial e de retalho e a ele reportarão os 'country-heads' de Espanha, Reino Unido, Portugal e Polónia, que continuarão a atuar como os principais representantes do grupo nos respetivos mercados. Será ainda co-responsável na Europa pela área de Corporate & Investment Banking, Wealth Management & Insurance, juntamente com os responsáveis globais.

"É com enorme satisfação que dou as boas-vindas ao António e estou confiante de que, sob a liderança dele, continuaremos a desenvolver os progressos já realizados na região - simplificando o nosso modelo de negócio e alavancando a nossa transformação digital para melhorar ainda mais os produtos e serviços que oferecemos aos nossos clientes", disse Ana Botín, presidente do grupo Santander.

No HSBC, António Simões liderou várias unidades de negócios nos últimos 13 anos em Londres e Hong Kong. Até agora, era responsável pela unidade Global de Private Banking e, anteriormente, desempenhou funções de administrador delegado do Reino Unido e da Europa continental. Antes de ingressar no HSBC, foi sócio da McKinsey & Company em Londres e trabalhou na Goldman Sachs.

"Estou muito satisfeito por me juntar ao Santander. Este é um momento crítico para a indústria de serviços financeiros, quando existem muitos fatores sociais e comerciais que apresentam desafios consideráveis, mas também oportunidades significativas para nós, principalmente a agenda de tecnologia e inovação. Estou ansioso por continuar a construir uma plataforma europeia num cenário em evolução, liderando a transformação do negócio e trabalhando com uma das melhores equipas de banca internacional", afirmou António Simões.
Aquiles Pinto, 12/05/2020
Partilhar
Comentários 0