Ser Empresa Familiar influencia nas oportunidades de negócio;

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES
Ser Empresa Familiar influencia nas oportunidades de negócio
Desenvolver uma atividade negocial normalmente implica duas grandes plataformas de negócio:
  • a que se desenvolve com os fornecedores;
  • a do cliente e responsável pela continuidade futura de todos.
O estudo da Atrevia (Os valores e a comunicação na empresa familiar) desejou analisar se a caraterística de uma empresa ser familiar tinha impacto na geração de oportunidades de negócio. Os resultados foram concludentes:
  • 72,5% acham que possui um impacto positivo;
  • Somente 5% consideram que essa influencia pode ser negativa;
  • 22,5% manifestam não saber qual o impacto produzido.
Este último resultado poderá ser encarado como uma oportunidade para os intervenientes comunicarem de forma mais assertiva a sua caraterística de serem empresas familiares e de que tal será vantajoso para todos.
Recorrendo a tempos idos, era caraterístico que, por vezes, as relações entre fornecedores e clientes fossem geradoras de laços matrimoniais entre pessoas das respetivas famílias, o que poderia potenciar ou solidificar ainda mais as relações profissionais.

O Continente é uma das marcas da grande distribuição controlada pela família Azevedo. Existindo uma imagem dos hipermercados como sendo grandes espaços despersonalizados, mas onde se adquirem muitos dos produtos alimentares que consumimos e com os quais possuímos uma redobrada e natural atenção, é natural que exista um redobrado cuidado com estas categorias de alimentos.
Em 1998 decidiu criar o Clube de Produtores do Continente, como forma de assegurar um fornecimento constante de bons produtos de origem alimentar. Ao consultar o site deste clube de fornecedores do Continente, temos a oportunidade de assistir a muitos testemunhos dos seus membros, sendo que uma grande parte é assegurada por líderes de famílias empresárias que possuem estes negócios.

Alberto Fernandes dá a cara pelos enchidos que a Salsicharia Bísaro, de Gimonde, Vinhais, produz há mais de setenta anos.

António Silvestre Ferreira é o rosto das uvas sem grainha, que introduziu e produz na sua herdade do Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo.
Dar a cara pelos negócios dá confiança no momento de ser fornecedor. Ser fornecedor e dar o rosto junto do cliente final é também uma via de reforçar a confiança em toda a cadeia de abastecimento do produtor ao consumidor final.
 
Temas para reflexão:
  • Os nossos fornecedores são empresas familiares?
  • Os nossos clientes valorizam a caraterística familiar do nosso negócio?
  • Como potenciar o negócio com este nível de incremento da confiança nas empresas familiares?


António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto   http://www.efconsulting.pt 
 
 

 

Partilhar
Comentários 0