Soc. Com. C. Santos parceira de municípios do Grande Porto na Semana Europeia da Mobilidade ;

Soc. Com. C. Santos parceira de municípios do Grande Porto na Semana Europeia da Mobilidade
A Sociedade Comercial C. Santos associou-se às atividades dos municípios da Maia e da Póvoa de Varzim no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade de 2022, que decorre de 16 a 22 de setembro. Estas ações arrancam já amanhã, na Póvoa de Varzim, com um roadshow de veículos elétricos e terminam na terça-feira, na Maia, com exposição e uma “corrida” ecológica.
As atividades da Sociedade Comercial C. Santos com os dois municípios do Grande Porto arrancam já esta sexta-feira (dia 16), com um roadshow composto totalmente por automóveis 100% elétricos da gama Mercedes-EQ. Até domingo (dia 18), os interessados nesta tecnologia podem conhecê-la melhor e ter uma experiência de condução dos modelos EQA, EQB, EQC e EQE.
A ação On The Road Mercedes-EQ da Sociedade Comercial C. Santos contará com modelos movidos apenas a energia elétrica na marginal da Póvoa de Varzim (junto ao casino). De referir que no sábado (dia 17) este roadshow estará enquadrado na ação Feira da Mobilidade, em que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim reunirá na cidade modelos elétricos de diferentes marcas automóveis.
Na segunda-feira (dia 19), logo às 8h00, quatro viaturas Mercedes-EQ cedidas pela Sociedade Comercial C. Santos irão integrar os jogos do Passo-Minuto versus Automóvel e Pedalo-Minuto versus Automóvel. Estas atividades consistem em “corridas” entre automóvel e bicicleta ou automóvel e percurso pedonal. No primeiro caso, a origem são pontos menos urbanos da cidade e no segundo a partida é do centro da Póvoa de Varzim. Em ambos os cenários o destino são os Paços do Concelho, na Praça do Almada.
A Sociedade Comercial C. Santos irá ainda associar-se à apresentação pública do plano de mobilidade urbana sustentável da Póvoa de Varzim através da exposição de uma viatura elétrica. Esta sessão está marcada para terça-feira (dia 20), às 21h00, no Cineteatro Garrett.
 
Exposição e Eco Race na Maia
 
A Sociedade Comercial C. Santos vai associar-se à Semana Europeia da Mobilidade na Maia com atividades na manhã de terça-feira. Terá expostas quatro viaturas 100% elétricas, para que a população possa saber mais sobre este tipo de veículo zero emissões.
O ponto alto das atividades da Sociedade Comercial C. Santos no concelho onde tem sede será a “Maia Eco-Race Mercedes-EQ”. Entre as 10h00 e as 12h00, duas equipas compostas por dois condutores percorrerão vários pontos importantes para a mobilidade urbana e sustentabilidade na cidade. A bordo de dois Mercedes EQA 250, as equipas percorrerão cerca de 20 km, com início e fim na Praça do Doutor José Vieira de Carvalho, passando ainda por Estação de Metro ISMAI, Parque Avioso S. Pedro e Quinta dos Cónegos. A equipa que conseguir o menor consumo de energia (medida em kWh) vencerá esta iniciativa promovida em parceria pela Câmara Municipal da Maia e pela Sociedade Comercial C. Santos.
 
Semana Europeia da Mobilidade em 21ª edição
 
“O automóvel foi sempre um aliado da mobilidade das pessoas, a qual é um fator de desenvolvimento social e económico dos países. É com muito gosto que, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade de 2022, a Sociedade Comercial C. Santos se associa a dois importantes municípios da região onde está inserida com atividades de promoção de soluções que reduzem o impacto ambiental do transporte urbano e das deslocações pendulares dos cidadãos”, afirma o chefe de vendas de veículos ligeiros de passageiros da Sociedade Comercial C. Santos, Rui Santos da Cunha.
A Semana Europeia da Mobilidade realiza-se todos anos entre 16 e 22 de setembro. Foi lançada em 2002, no seguimento do Dia Europeu sem Carros, que se realizou em 2000 e 2001 (hoje está integrado na Semana Europeia da Mobilidade e ocorre a 22 de setembro).
A 21ª edição Semana Europeia da Mobilidade tem como tema principal “Melhores Ligações” e pretende ser uma oportunidade para testar novas formas de mobilidade limpa, fazer um balanço dos desafios atuais da mobilidade e avançar rumo a uma mobilidade mais sustentável para a Europa. A iniciativa assenta numa parceria entre redes de autoridades locais e especialistas em mobilidade e comunicação, os coordenadores nacionais (representantes de ministérios e agências nacionais) e a Comissão Europeia. Em Portugal, esta iniciativa é coordenada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
A Semana Europeia da Mobilidade de 2022 conta com 2107 municípios registados, espalhados por 41 países. Portugal terá 80 vilas e cidades participantes (a lista pode ser consultada aqui).
 
Eletrificados representam 53% na Soc. Com. C. Santos
 
As vendas da Sociedade Comercial C. Santos, a exemplo de toda a rede de concessionários Mercedes-Benz em Portugal, registam uma tendência de eletrificação. Os veículos de passageiros novos eletrificados representam já mais de metade da presente carteira de encomenda da Sociedade Comercial C. Santos. Em concreto, os automóveis com motor a combustão interna representam 47% do total, contra 53% das viaturas eletrificadas (elétricas e híbridas plug-in). Entre as viaturas eletrificadas – designadas de xEV no universo Mercedes-Benz – a híbridas plug-in assumem maior preponderância (31% das vendas totais), mas a subida das 100% elétricas, até pelo continuo lançamento de novos modelos com esta tecnologia na gama, é uma realidade e são 22% de todos os automóveis Mercedes-Benz novos encomendados à Sociedade Comercial C. Santos.
A quase totalidade da gama Mercedes-Benz já tem variante híbrida plug-in (em muitos casos com autonomias elétricas superiores a 100 km). Além disso, a gama 100% elétrica Mercedes-EQ já inclui cinco modelos (sem contar com o monovolume EQV), com autonomias entre 420 e 784 km. Essa família de veículos continua a ser enriquecida e para os próximos meses está prevista a chegada de mais um membro, o EQS SUV.
Susana Almeida, 16/09/2022
Partilhar
Comentários 0