TestConnect revoluciona testagem preventiva à COVID-19 ;

Criada por voluntários portugueses, a plataforma online faz a “ponte” entre instituições e laboratórios
TestConnect revoluciona testagem preventiva à COVID-19
Um grupo de jovens voluntários portugueses criou a TestConnect em menos de um ano. Totalmente operacional desde o início de 2021, em www.testconnect.pt, a interface pretende facilitar a vida de empresas e instituições na realização de testes regulares ao novo coronavírus. 

O lançamento oficial da plataforma TestConnect aconteceu a 23 de novembro, possibilitando, desde esse dia, o registo gratuito a IPSS e outras instituições com utentes a seu cargo. Essa inscrição permite, em três passos – efetuados online em www.testconnect.pt –, que os responsáveis dessas organizações acionem um plano de testagem à COVID-19 a funcionários e residentes.

No passado dia 03 de janeiro, a TestConnect abriu o leque de registos às empresas, que assim podem igualmente usufruir dos benefícios desta plataforma. E que vantagens são estas? Rita Matos, voluntária e mentora do projeto resume-as em três pontos: «Primeiramente, o decisor da empresa, lar ou IPSS ao efetuar a sua inscrição terá um acompanhamento personalizado pelo laboratório afeto à sua área geográfica para delinear um plano de testes ajustado às suas necessidades; em segundo lugar, a plataforma, através dos seus parceiros, permite que os testes tenham um preço mais competitivo para as instituições registadas; e, por fim, a TestConnect é uma forma de agilizar a testagem frequente, com um “passo-a-passo” simples e cómodo, e simultaneamente, de consciencializar que este procedimento, realizado preventivamente (antes de surgirem os casos sintomáticos), pode travar cadeias de transmissão de SARS-CoV-2».

Prevenção, a fórmula certa para impedir cadeias de infeção
Para além de Rita Matos, outros voluntários fazem parte deste projeto pro bono, num grupo constituído por especialistas de várias áreas, que incluem a programação informática, a saúde, o design, o marketing e a comunicação. Há um denominador comum nesta heterogeneidade: a crença de que a testagem preventiva e regular é a melhor forma de controlar os surtos pandémicos por SARS-CoV-2. 

Hoje o TestConnect, uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, está pronto para servir a população, mas até à sua operacionalidade foi necessário o trabalho de equipa de alguns meses, que contou, para além do esforço destes voluntários, com centenas de instituições e laboratórios que demonstraram interesse em colaborar.

Percurso: da ideia à operacionalidade em tempo recorde
O projeto TestConnect nasceu no movimento tech4covid19 – https://tech4covid19.org/ –, em Março de 2020, depois de um trabalho de investigação realizado por um grupo de profissionais (principalmente da área da Saúde), sobre os instrumentos existentes para diagnóstico da COVID-19 e sua aplicabilidade para uma testagem sistemática e alargada.

A plataforma propriamente dita – Testconnect.pt –, desenvolvida em tempo recorde (de maio a novembro de 2020) pelos voluntários da equipa de engenheiros de software e de profissionais de user experience, surgiu como a solução mais lógica de garantir uma resposta rápida e eficaz aos pedidos de informação e de realização dos testes que foram surgindo à medida que o projeto avançava.

Emanuel Marques, o voluntário que coordena a equipa de desenvolvimento TestConnect explica qual a intenção por trás da plataforma: «Pretendíamos desenvolver uma “ferramenta”, que facilitasse o registo das instituições e dos laboratórios. Da ideia inicial ao resultado atual, evoluímos para um interface mais completo que permite uma resposta rápida e ajustada a pedidos de plano e acompanhamento na testagem preventiva à COVID-19, que de imediato ficam visíveis para os laboratórios».

Fazer a diferença com um plano de testes ajustado às necessidades reais
Os laboratórios são peça fundamental para o sucesso do TestConnect, porque se comprometeram a ajudar, enquanto agentes de saúde pública: «Estes parceiros têm todas as condições para efetuar uma testagem regular, mas também se posicionam como players que apoiam e validam as necessidades das instituições e empresas, elaborando planos cuidados para testar funcionários e utentes em concordância com sua avaliação, fazendo ajustes sempre que necessário», esclarece Rita Matos.
Atualmente, a TestConnect está disponível para dar uma resposta a pedidos de testes à COVID-19 em Portugal continental, por intermédio de uma rede de sete laboratórios de testagem e uma empresa de Higiene e Segurança no Trabalho.
Susana Almeida, 02/02/2021
Partilhar
Comentários 0