Turismo médico pode representar receitas de 100 milhões de euros para Portugal;

Health Cluster Portugal cria novo site destinado a pacientes estrangeiros
Turismo médico pode representar receitas de 100 milhões de euros para Portugal
O Health Cluster Portugal, em colaboração com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, EPE (AICEP), o Turismo de Portugal, I. P. e a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), criou um novo portal que pretende dar a conhecer Portugal como país de referência para turismo médico a nível mundial. As infra-estruturas modernas, os equipamentos de última geração, os profissionais de saúde altamente qualificados, o clima e o saber receber, tão típico dos portugueses, poderão fazer a diferença também na área do turismo médico. Consulte o Portal Medical Tourism in Portugal.
O setor da saúde está a crescer e Portugal – um destino sustentável e inclusivo, com um território coeso, inovador e competitivo, não só para visitar, mas também para investir, viver ou estudar – é já um dos países de referência na área do turismo. Paralelamente, poderá, também, afirmar-se como um destino modelo em turismo médico. Aliás, como refere o diretor executivo do Health Cluster Portugal, Joaquim Cunha, “temos valor e tecnologia para que a atratividade turística nacional vingue também no setor da saúde. A aposta no turismo médico é estratégica para a economia nacional: Portugal tem mais do que boas praias, aliadas a boa gastronomia e clima, tem excelentes profissionais de saúde, tecnologia de vanguarda e uma resposta célere e eficiente na área da saúde”.
Num momento em que as restrições determinadas pela Covid-19 vão sendo levantadas, estão reunidas as condições para retomar a implementação da estratégia definida no protocolo de cooperação para a promoção internacional da oferta portuguesa de turismo médico assinada entre as organizações envolvidas.

Áreas de aposta
Elegendo como áreas de aposta a cardiologia, a dermatologia, a oncologia, a reabilitação, a cirurgia plástica, a otorrinolaringologia e a ortopedia, a oferta nacional de turismo médico tem condições para uma resposta robusta e de elevada qualidade a quem nos procura. São referências mundiais nesta temática, nem sempre pelas mesmas razões, destinos como os EUA, a Turquia, a Hungria, a Suíça, a Malásia e a Tailândia.
O novo portal contou na sua conceção e contará na sua dinamização com a participação qualificada dos grupos da Cuf, Luz Saúde e Lusíadas Saúde.
Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “cuidados médicos e de reabilitação de elevada qualidade, a inovação, a competitividade, o clima, o contato direto com a natureza, o prestígio dos serviços hoteleiros e os recursos altamente qualificados – quer na saúde quer no turismo – são o garante de que uma experiência neste domínio em Portugal será sempre uma experiência segura, diferenciada e gratificante”.
“Com presença em mais de 50 países, a AICEP associa-se a este projeto para promover e divulgar nesses mercados o potencial do turismo médico em Portugal e identificar parceiros e oportunidades de negócio para o setor”, afirma o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.
Para o presidente da APHP, Oscar Gaspar, “este novo portal reflete a proeminência, a diferenciação e a excelência comprovada, também no domínio investigação, das unidades privadas de saúde”.
Susana Almeida, 12/05/2022
Partilhar
Comentários 0