Vida Económica perde fundador;

Vida Económica perde fundador
Dr. João Peixoto de Sousa
João Carlos Peixoto de Sousa faleceu no dia 17 de Setembro. Aos 93 anos de idade, o fundador do semanário Vida Económica continuava a vir diariamente ao escritório. Motivando toda a equipa com o seu exemplo e a sua presença, mantendo a dedicação ao trabalho.
Fez o Serviço Militar, que terminou como tenente-miliciano. Após ter concluído o curso de Direito na Universidade de Coimbra, dedicou-se à advocacia, tendo-se especializado na área fiscal.
Com a experiência e conhecimento que desenvolveu no Direito, achou que era possível valorizar e fazer crescer o Boletim do Contribuinte, uma publicação criada por António Feliciano de Sousa em 1933.
E depois teve a ideia de alargar o âmbito da informação dirigida às empresas e profissionais, criando o jornal Vida Económica, editando livros e fazendo formação especializada, sempre de forma pioneira, inovadora, e com uma capacidade de realização muito acima dos poucos recursos disponíveis. Esta segunda etapa da sua vida é, e provavelmente continuará a ser, um exemplo único na atividade editorial, com independência, sem apoios e praticamente sem capital próprio, nem de sócios, nem de bancos.
E assim, além do seu próprio conhecimento, foi possível partilhar o conhecimento de muitas dezenas de profissionais em análise e artigos de opinião e publicar centenas de livros nas mais diversas áreas.
Ao longo dos anos João Peixoto de Sousa foi um mentor e trabalhador incansável, um apoiante incondicional de novos projetos e um praticante do rigor e da qualidade no serviço prestado aos clientes.
Foi também um entusiasta da transição digital, achando que os bons conteúdos continuarão a ser valorizados, sejam quais forem os canais de distribuição.
A experiência obtida nos tribunais contribuiu para que tivesse uma visão muito objetiva sobre a importância da informação especializada e o funcionamento da Justiça.
Apesar de ter sido um estudioso constante e aplicado das leis, da jurisprudência e da doutrina, João Peixoto de Sousa nunca sobrevalorizou o estudo pelo estudo, mantendo o foco sobre os efeitos e consequências práticas da legislação e da sua interpretação pelos tribunais.
A equipa da Vida Económica partilha com os seus leitores a dor e a tristeza pela perda do seu fundador, esperando ser capaz de merecer o seu exemplo, defender os seus valores e aplicar os princípios e ensinamentos que João Peixoto de Sousa transmitiu ao longo da vida.



Apesar da pandemia, João Peixoto de Sousa continuava a ser uma presença
no seu gabinete de trabalho de sempre.



João Peixoto de Sousa durante uma deslocação a Miranda do Douro
em agosto último.
Susana Almeida, 23/09/2021
Partilhar
Comentários 0