Sonae quer atingir paridade de género em 2026;

Sonae quer atingir paridade de género em 2026
A Sonae está comprometida com a promoção da igualdade de género, tendo estabelecido o objetivo de 45% das posições de liderança serem ocupadas por mulheres em 2026. Este compromisso enquadra-se na estratégia de diversidade e inclusão do grupo, que entre 2019 e 2023 permitiu reforçar o peso das mulheres em funções de liderança de 34% para 40%.
João Günther Amaral, administrador executivo da Sonae, afirma: “Na Sonae, estamos num processo constante de aprendizagem e adaptação, conscientes de que temos de melhorar. Foi com um claro sentido de propósito que definimos o compromisso de acelerar o equilíbrio de género nas funções de liderança. Por esse motivo, estabelecemos metas para alcançar essa diversidade, que é fundamental para promover a diversidade de pensamento, variedade de experiências e pontos de vista, impulsionar a inovação e conduzir a decisões mais ponderadas”. 
Os valores de inclusão e diversidade são parte integrante da matriz da Sonae desde a sua génese, estando intrinsecamente relacionados com a evolução, crescimento e diversificação dos seus negócios e integrando um lugar de destaque nas agendas da liderança de topo. A aposta em planos de desenvolvimento de talento para o género sub-representado tem diferentes componentes, sendo uma delas a parceria com o projeto PROMOVA, que visa identificar e desenvolver talentos femininos com potencial de liderança, fomentando a sua promoção a funções de topo nas empresas. Outra variável importante são os programas de flexibilidade no trabalho, que têm como missão contribuir de forma ativa para a integração entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores e, consequentemente, para o seu bem-estar e realização profissional. 
O compromisso do grupo na promoção da igualdade de género é reconhecido internacionalmente, com a Sonae a integrar uma posição de destaque no Bloomberg Gender-Equality Index, que reúne as cotadas de todo o mundo que mais contribuem para a promoção da igualdade de género.
O desenvolvimento do talento representa um dos pilares do modelo de gestão estratégica de recursos humanos e é uma área de constante investimento, absolutamente essencial para o cumprimento da ambição de crescimento e diversificação da Sonae. O Grupo promove ativamente uma cultura de meritocracia, onde a diferenciação do desempenho e o contributo das pessoas e equipas é sustentado em processos e ferramentas de avaliação e reconhecimento. Avaliações de desempenho, promoções, revisões salariais e saídas são monitorizadas, de acordo com as diferentes dimensões de diversidade, incluindo o género, de modo a garantir uma gestão adequada em todas as equipas. 
João Günther Amaral conclui: “Todos temos um papel a desempenhar para atingirmos a igualdade de género. Desenvolvemos políticas inclusivas que abrangem todas as fases do percurso dos colaboradores, desde a contratação até à progressão, sem esquecer o empoderamento das equipas, para termos as ferramentas necessárias para concretizarmos esta jornada.  Sabemos que ainda temos um longo caminho para percorrer, mas estamos satisfeitos com os passos que já demos e motivados para continuar o trabalho em prol de um ambiente mais equitativo e diversificado”.


Compromisso com as mulheres
O compromisso da Sonae com a igualdade de género é uma realidade histórica. Por exemplo, no âmbito da European Round Table for Industry (ERT), a Sonae subscreveu em 2013 a Women Initiative. Já em 2015, assinou o compromisso com o Governo de Portugal no sentido de continuar a desenvolver diligentemente os seus melhores esforços no sentido de manter acima de 30% o nível de representação do género sub-representado no conselho de administração. Em 2018, assinou o primeiro compromisso europeu para a diversidade e inclusão, transversal a várias indústrias, o Pledge Embrace Difference (Diversity & Inclusion).

 

27/03/2024
Partilhar
Comentários 0