Novas instalações Soc. Com. C. Santos ampliam espaço e “aceleram” na sustentabilidade;

Novas instalações Soc. Com. C. Santos ampliam espaço e “aceleram” na sustentabilidade
A Sociedade Comercial C. Santos tem novas instalações. Construído de raiz num espaço disponível na sede da empresa na Maia (junto ao Aeroporto do Porto), o novo edifício integra o novo showroom e zonas de trabalho das equipas comerciais e administrativas do representante Mercedes-Benz e smart. Espaço e sustentabilidade são as palavras-chave.
As novas instalações da Sociedade Comercial C. Santos refletem os atuais dealer standards da Mercedes-Benz (MAR 2020). Resultado de um investimento de seis milhões de euros, a obra arrancou em 2018.
O novo edifício caracteriza-se por uma maior abertura ao exterior e isso reflete-se no atendimento ao cliente. Há uma forte presença digital e interativa, acompanhando a tendência da viagem do cliente que varia entre o online e o presencial. O cliente é recebido pela star assistant e escolhe se o contacto com o vendedor ocorre em mesas junto aos veículos, em balcões de atendimento ou em salas dedicadas. Estes gabinetes são adaptáveis à atmosfera do produto em análise.
“Este é um ponto marcante na longa história da Sociedade Comercial C. Santos. As novas instalações permitem-nos encerrar o ciclo de renovação dos nossos edifícios, após há quatro anos termos concluído a construção da nova receção do após-venda já de acordo com a filosofia MAR 2020. O edifício que agora entra em funcionamento permite aumentar e área de exposição e receber os nossos clientes de uma forma mais interativa e confortável. Além disso, aumenta a sustentabilidade, dado que é energeticamente mais eficiente”, refere o administrador-delegado da Sociedade Comercial C. Santos, Pinho da Costa.
A empresa conta com perto de 350 colaboradores. Fechou 2021 com cerca de 3200 veículos novos e usados vendidos (-12% do que em 2020) e 135 milhões de euros de volume de negócios (+6% do que no ano anterior).
 
Triplo da área de exposição
 
O novo edifício da Sociedade Comercial C. Santos tem uma área total superior a 6000 m2 (concretamente 6244 m2), divida por três pisos. A área de exposição (piso 0) é superior a 2000 m2, o triplo do disponível no anterior stand da empresa.
O showroom ocupa grande parte dos perto de 2500 m2 do piso térreo. Existe ainda uma zona de boutique e dois centros de entrega de viaturas, além de estacionamento exterior.
O piso -1 conta com quase 2800 m2 de espaço para estacionamento coberto, serviços de apoio à preparação de veículos e dois centros de entrega de viaturas. No piso 1 está uma área próxima de 800 m2 de gabinetes e salas para departamentos administrativos e equipa de gestão da empresa.
 
Possibilidade de autossuficiência energética
 
As novas instalações da Sociedade Comercial C. Santos – que em janeiro assinala o 77º aniversário – têm ainda uma clara aposta na sustentabilidade, em consonância com os objetivos das marcas que representa. O edifício conta com mais de duas dezenas de carregadores de automóveis elétricos e híbridos plug-in.
Em concreto tem 20 postos de carregamento AC de 22 kW (10 no piso -1, quatro no interior do stand, quatro no parque exterior e dois nos centros de entregas de viaturas do piso 0) e um carregador rápido DC de 180 kW.
As novas instalações da Sociedade Comercial C. Santos apostam na sustentabilidade. A grande superfície vidrada potencia o aproveitamento da luz natural e todo projeto tem com objetivo promover a eficiência energética.
Destaque para o sistema fotovoltaico instalado que aproveita a energia do sol para produzir eletricidade que será utilizada no imediato pela empresa, reduzindo a necessidade consumo de energia proveniente da rede pública. Além disso, toda a energia produzida em excesso poderá ser injetada na rede, de forma a beneficiar da sua venda.
A Sociedade Comercial C. Santos tem um consumo anual médio de 1,4 milhões de KWh. Atualmente, 23% desse valor é proveniente do sistema instalado, ou seja, estão assegurados perto de 322 mil kWh para consumo instantâneo e cerca de 75 mil kWh serão ainda injetados na rede pública. No período de verão, os painéis solares chegam a assegurar todas as necessidades energéticas da empresa, o que significa que a energia da Sociedade Comercial C. Santos chega a ser 100% de origem renovável.
 
Poupança anual de 186 toneladas de CO2
 
O sistema fotovoltaico instalado é constituído por 685 módulos e cobre a maior parte do telhado das novas instalações da empresa, tendo cerca de 1411m2. O investimento na melhoria energética das instalações de showroom e serviços administrativos foi pouco superior a 171 mil euros, sendo que, com a redução de consumos e a injeção de energia na rede, estima-se uma economia anual no primeiro ano de 40 mil euros, o que significa que a amortização do investimento ocorrerá em 3,7 anos.
O grande ganho do sistema fotovoltaico das renovadas instalações da Sociedade Comercial C. Santos é, contudo, ambiental. A estrutura permite à empresa evitar a emissões de 186 282 kg por ano de CO2. Para se ter uma noção desta dimensão, aquecer um apartamento médio durante um ano representa mais de 200 kg de CO2.
 
 
Novas instalações Soc. Com. C. Santos em números
 
  • +6000 m2 de área total
  • 1 elevador monta-autos
  • 20 carregadores AC de 22 kW
  • 1 carregador rápido DC de 180 kW
  • 685 módulos no sistema fotovoltaico
  • +1400 m2 de painéis solares
  • +186 toneladas de CO2 evitadas por ano
Susana Almeida, 29/11/2022
Partilhar
Comentários 0