Competências mais importantes dos líderes duma empresa familiar?;

Reflexões sobre Empresas Familiares
Competências mais importantes dos líderes duma empresa familiar?
O inquérito da Egon Zehnder, que temos vindo a escalpelizar questionou os seus participantes sobre quais as competências mais importantes que os líderes das empresas familiares deveriam possuir.
Duma aforma agregada, as três mais importantes foram:
  • A colaboração e influência pessoal – o exemplo contínuo é crucial;
  • A orientação pelo longo-prazo – a perenidade do negócio necessita de uma visão de futuro longínqua;
  •  Espírito de mudança – o longo prazo alcança-se com mudanças contínuas e não fazendo eternamente a mesma coisa pelas mesmas vias.
Quando olhamos para o nosso contexto, conseguimos identificar empresas que perduram há dezenas ou centenas de anos sob o controlo da mesma família. Se analisarmos, ainda que de uma forma muito empírica, as causas que têm permitido assegurar esta existência histórica, quase sempre nos deparamos com um conjunto de rostos carismáticos que souberam liderar as suas equipas para ultrapassarem os constantes desafios com que foram sendo confrontados.

José Ramos nasceu em 1946, mesmo ano em que Salvador Caetano fundou, aos 20 anos, a sua primeira empresa - Martins & Caetano & Irmão, Lda (uma fábrica de carroçarias que seria o embrião de Toyota Caetano Portugal).
Aos 18 anos começa a namorar com Angelina, filha de Salvador, casando-se em 1979 - onze anos após ter iniciado a sua carreira profissional no grupo como um trabalhador normal na área do fabrico de cisternas. Em 1975 integra o Conselho de Administração, assumindo a vice-presidência em 1986 e a presidência em 2010.
Antes de chegar a esta posição no grupo e enquanto estudava, José ajudava na empresa do pai – Casa Ramos (aos 10 anos assumia a função de vigilância para evitar os roubos) - e na do avô – transportes e camionagem.
“Sinto-me, hoje, feliz e realizado nesta empresa próspera e em que os princípios que a regem são a família”, diz o engenheiro. É considerada uma pessoa acessível, carismática e interessada pelos seus colaboradores, apreciando o contacto com a sua equipa, pelo que é frequente encontrá-lo nas instalações à conversa com os mesmos.
O conceito de trabalho do grupo suporta-se na filosofia da casa-mãe, nasceu com Salvador e teve uma continuidade reforçada pelo José: a gestão atual baseia-se na Toyota Caetano Way cujos princípios são: “ir à raiz dos problemas, valorizar as pessoas, crescer em família e procurar a melhoria contínua”.
O Grupo Salvador Caetano conta atualmente com mais de 5500 colaboradores e vendas agregadas na ordem de €1,9 mil milhões.

 


Temas para reflexão:

  • Que caraterísticas pessoais possuem os nossos líderes?
  • Existem outras que deveriam ser potenciadas?
  • Como preparar a próxima geração na aquisição das competências ao exercício da liderança de que necessitamos?
     
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto   www.efconsulting.pt
 
Partilhar
Comentários 0